🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Bolinhos de queijo fresco

 

Сырники (sêrniki) ou творожники (tvarójniki) em russo, сирники (sêrnêkê) em ucraniano, é um prato que os eslavos orientais gostam muito e comem geralmente no café da manhã no fim da semana quando tem tempo para prepara-lo. Mesmo que em russo o queijo fresco se chama творог (tvaróg) o nome sêrniki que é mais antigo continua a ser usado. Como o idioma ucraniano tem mesma origem podemos observar que o nome desse prato em ucraniano é quase igual. Enquanto qualquer tipo de queijo em ucraniano se chama de сир (sêr) em russo assim se chama somente queijo duro tipo mussarela, gorgonzola etc..
Para mim este prato sempre associa se com a casa da mamãe ou da vovó. São bolinhos feitos de queijo minas ou cottage misturado com farinha ou semolina. Pode acrescentar uvas passas, damasco, nozes, cenoura etc. Normalmente, são fritos em óleo vegetal, mas tem algumas receitas que exigem assar no forno ou cozinhar ao vapor. Vamos caprichar neste fim da semana?sirniki
Ingredientes:
Queijo minas ou cottage – 500 g
Semolina – 5 colheres de sopa
Ovo de galinha – 3 unidades
Açúcar – 3 colheres de sopa
Baunilha – na ponta de uma faca (opcional)
Sal – 1 pitada
Ó óleo vegetal para fritura – 50 g
Passas (opcional) – a gosto

Ingredientes para molho :
Meia caixa de creme de leite
Um copo de Iogurte natural

Ferver a água, despejar em uma tigela as uvas passas e deixe por 15 – 20 minutos.
Bata ovos, despeje lentamente a semolina, misture e deixe por 15 – 20 minutos.
Coloque o queijo em uma tigela, amace com o garfo, adicione a baunilha, açúcar, sal e misture bem.
Tire as uvas passas da água e adicione ao queijo. Adicione também os ovos com a semolina. Misture tudo muito bem. Se a massa está aguada pode adicionar um pouco mais de semolina.
Coloque a frigideira no fogo alto para esquentar bem o óleo vegetal. Depois fritar em fogo médio.
Molde bolinhos de massa, empane em semolina e frite de ambos os lados por 3 – 5 minutos, até dourar.
Os sêrniki servem se com сметана (smyetána) em russo. Em ucraniano o jeito de escrever está palavra é mesmo, mas a pronúncia é smetána. Este molho é parecido com coalhada. Como no Brasil não vende pronto eu misturo bem creme de leite com iogurte natural.
Também pode servir com geléia ou mel.

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.