🇷🇺 Borchtch frio – prato russo

A sopa borchtch (ou borsch) tem origem ucraniana. Mas se hoje, você perguntar para os russos sobre a comida tradicional russa, eles vão te listar: pelmeni, salada Olivier e, claro, borsch.

Na Rússia existe, dois tipos de borsch. A receita do borchtch típico já foi apresentada no blog. Os russos amam prepará-lo no inverno, quando está frio. Mas o segundo tipo é borchtch frio (холодный борщ – halódnêy borchtch), e eles adoram come-lo no verão. Hoje você vai descobrir como preparar a melhor sopa para o verão!

Esta sopa fria pode ser um ótimo prato para os vegetarianos, apenas tirar o presunto da receita.

Ingredientes:
presunto – 300 gr.
batata média – 5 unidades
beterraba – 1 unidade grande
cebola verde – à gosto
salsa – 50 gr.
ovos – 4 unidades
pepino – 1,5 unidade grande
vinagre de maçã – 1 colher de chá
sal – á gosto
Como preparar?

1. Para começar descasque a beterraba. Depois rale a beterraba em um ralador grande. Coloque em uma panela funda, adicione três litros de água e coloque em fogo médio;

2. Adicione o vinagre e sal quando a água estiver fervendo. Continue a ferver até que beterraba esteja cozida;

3. Ao mesmo tempo nas duas panelas separadas cozinhe as batatas e os ovos até que fiquem prontos, descasque e pique ambos finamente. Coloque as batatas e os ovos numa tigela. Descasque e corte finamente os pepinos e acrescente na mesma tigela.

4. Agora lave salsa e cebola verde, corte finamente junto com o presunto. Coloque-o na mesma tigela com as batatas, ovos e pepino. Misture bem, mas coloque sal para que os legumes não começarem a soltar o suco. Cubra a tigela com uma tampa e coloque na geladeira;

5. Quando a beterraba estiver pronta. Tampe a panela com uma tampa e deixe esfriar à temperatura do ambiente.

 

Como servir?

Quando o caldo da beterraba estiver frio, você já pode servir o prato. Coloque no fundo do prato uma porção de legumes, ovos e presunto; despeje o caldo por cima. Adicione o sal e pimenta a gosto. Muitos russos adicionam na sopa uma colher de chá de maionese. Experimente! Você vai gostar!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.