🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Butterbrot – comida da ex-URSS

Butterbrot russoNa Rússia, Ucrânia e Belarús é muito popular comer no café da manhã бутерброд (em russo e belarusso: butyerbrót, em ucraniano: buterbrót) que em alemão é Butterbrot e significa pão com manteiga, mas hoje além da manteiga podemos acrescentar queijo, vários tipos de embutidos, ovos, legumes, verdura e até com geléia. A diferença com o sanduiche é que ele inclui somente uma fatia de pão enquanto o сэндвич (séndvitch) inclui duas ou mais fatias. Além do café da manhã o Butterbrot  sempre está presente na mesa festiva, na hora de lanche, em vez de marmita.

E mesmo que a palavra veio da  lingua alemã esse tipo de alimento foi trazido dos Estados Unidos para à Rússia  na época de União Sovietica. Inacreditavel! Mas é assim mesmo. Como vocês sabem, a União Soviética e os Estados Unidos sempre competiam entre si em muitas áreas (militar, científica , industrial, cultural). Apesar disso, às vezes esses países colaboravam frutuosamente e trocaram suas experiências. Antes da segunda Guerra Mundial, Anastas Mikoyan, que ocupava o cargo de comissário nacional da indústria de alimentos e era conhecido por ser capaz de vencer qualquer interlocutor, decidiu fazer uma visita aos Estados Unidos, a fim de compreender a estrutura da vida e produção de alimentos no exterior. Esperto Mikoyan voltou para a União Soviética e não com as mãos vazias. Ele trouxe um par de máquinas para a produção de hambúrgueres. E mais tarde, depois da guerra, os famosos hambúrgueres se tornaram os protótipos de criação dos conhecidos por todos habitantes do ex União Soviética os Butterbrot com manteiga e mortadela.

O sanduíche apareceu na Rússia, Ucrânia e Belarús já depois da época do União Soviética e hoje em dia também se tornou muito popular.

 

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • PAULO LUIS HIRT

    ESTO NAMORANDO UMA MULHER RUSSA DE STERLITAMAK, ELA TA PARA VIR PARA O BRASIL AMEI A CULTURA RUSSA NAO QUE AS BRASILEIRA NAO SOU MULHERES .
    MAS VEJO QUE ELAS SOU FIEIS COM SEU CAZAMENTO,POIS EU ME APOXONEI POR ELA. A SIPLISIDADE DESA MULHER,MAS SEI QUE TENS UTROS COSTUMES, MAS CREIO QUE VAI DAR SERTO NAO VEJO A HORA DELA VIR AO BRASIL.