Cheiro do Ano Novo…

ano-novo-na-russiaTodos nós gostamos do Ano Novo (Новый год – Nóvêy Got) e estamos esperando com ansiedade esta festa mágica. De que os russos, que comemoram o Ano Novo fora do seu país, sentem falta?  Cheiro … Sabor … Algumas pequenas coisas que um estrangeiro pode nem perceber … Tudo isto sempre traz boas lembranças da infância, da terra natal …

O que é o cheiro do Ano Novo? Ele fica pairando no ar nos dias que antecedem a festa, e se satura, e se complementa com diferentes aromas todos os dias. Tudo começa com o cheiro de geada na parte da manhã, quando ao acordar abrimos a janela e sentimos o frio penetrar em nosso nariz, e a geada á beliscar – isto significa que o Ano Novo já está bem perto, e que já podemos comprar o símbolo do Ano Novo – as tangerinas!  Quem poderia pensar que para os russos, o cheiro das tangerinas geladas é o cheiro das férias de inverno?   Esta fruta exótica não é barata, por isso á compramos somente para a mesa da festa de Ano Novo. Desde a época da extinta União Soviética, tangerinas eram vistas nos mercados somente no inverno; atualmente podem ser encontradas em outras estações; mas tradição é tradição, então o cheiro de tangerina misturada com geada continua sendo um símbolo do Ano Novo.

natal-russoAté o final de dezembro, a maioria das famílias já colocou nas suas salas de estar, um pinheiro natural e bem decorado. Por que no final de dezembro e não no início como no Brasil?  Porque decoramos o pinheiro para o Ano Novo, às vezes bem na véspera, e não tem nada á ver com Natal. E você sabe qual cheiro o pinheiro exala?  Ele mistura seu cheiro com geada, com folhas e resina de coníferas e com contos de fadas. Hoje em dia quem usa árvore de Natal artificial, compra na loja um líquido especial com o aroma verdadeiro de pinheiro natural.

ano-novo-russoEntão nós decoramos árvore de Ano Novo (Ёлка – Yólka), compramos tangerinas, apreciamos o espetáculo da nevasca por detrás da janela, e assistimos já não pela primeira vez filmes antigos, que atualmente sempre passam na TV. Na maioria das vezes já planejamos há muito tempo, quem vamos visitar, quem vamos convidar, o que preparar de comida, o que vamos vestir, quais presentes, quem vamos presentear, etc …  Claro que o item “o que preparar de comida, e o que vestir” refere-se mais para as mulheres; mas os homens também se preparam para a festa, porque precisam comprar champanhe, e não só isso …

escola-na-russiaE neste momento nas escolas está pairando o cheiro de carnaval; as crianças estão esperando com ansiedade, quando irão poder mostrar para todos seus figurinos de Ano Novo; novamente paira o cheiro de folhas de coníferas e das férias que estão se aproximando … Muitas empresas também festejam noites de carnaval, e por isso até os adultos criam para si seu conto de fadas, mergulham na infância…

E quando vai se aproximando o dia da festa, a presença de um novo cheiro é sentida no ar. Na cozinha prepara-se salada, tradicional desde a época da União Soviética e que se chama Olivier; o champanhe está aguardando na geladeira…

E agora finalmente!  A mesa está repleta com comida, as guirlandas brilham na árvore do Ano Novo, num canal passa o filme “Ironia do destino”, no outro a apresentação musical de Ano Novo; mas todos estão aguardando com ansiedade a badalada dos carrilhões de Moscou. E está faltando poucos minutos para o Ano Novo, o champanhe chia nas taças, no ar paira cheiros agradáveis; de Olivier, de folhas de coníferas, de tangerinas … Os ponteiros do relógio se aproximam do número 12 …

E eis!  O relógio bate meia-noite!  Na televisão os carrilhões de Moscou notificam o início do Ano Novo; dos novos planos, das novas conquistas!  Os respingos dourados, o tilintar de taças, o cheiro de champanhe e sparklers, que como pequenos fogos de artifício, espalham ao redor as gotas de luz … as pessoas realizam trocas de presentes nesta hora … adultos, crianças, vão procurar presentes sob o pinheiro pela manhã; os que foram colocados por Papai Noel (Дедушка Мороз – Dyéduchka Maróz – Vovô Gelado) …  algumas pessoas vão apreciar o  pinheiro decorado na praça central da cidade … É muito difícil explicar através de palavras, todos esses cheiros, lembranças e sensações para amigos estrangeiros; tentar transmitir em um texto esse clima mágico !  São realmente emoções inesquecíveis, portanto não é a toa que as pessoas dizem: a intensidade das emoções vividas por cada um com a chegada do Ano Novo, serão as mesmas que ficarão no nosso coração o ano vindouro inteiro!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • Devi ser muito.bom mas quero mas informação sobre aculturar russa eu moro no Brasil rio de janeiro