Como os russos aparecem para uma visita se forem convidados?

Devido ao grande volume de trabalho, junto com a correria do dia a dia, os Russos, mas precisamente, os residentes de Moscou não costumam marcar muitos encontros para rever os amigos. De vez em quando se encontra. Em algum lugar pelo centro da cidade. Os Russos gostam mesmo é de fazer visitas surpresas. E sim, isso é muito comum por lá. Aparecer na casa uns dos outros sem avisar, porém existem algumas “regras” básicas para que isso aconteça sem que um invada o espaço do outro.

Alevtina Byagisheva (2nd R), 54, Ekaterina Shklayeva (R), 74, Zoya Dorodova (2nd L), 74, and Granya Baisarova, 62, members of the singing group "Buranovskiye Babushki", offer home made dumplings at a folk museum near the village of Ludorvai in the central Russian region of Udmurtia March 16, 2012. A group of ladies ranging in age from 42 to 86 who sing traditional songs and pop classics in their own language have been voted by popular demand to represent Russia in the forthcoming Eurovision song contest. Picture taken March 16. REUTERS/Sergei Karpukhin (RUSSIA - Tags: ENTERTAINMENT SOCIETY)

  1. Segundo regras da etiqueta, você tem que avisar os amigos antes de ir fazer uma visita. Os russos gostam de fazer visitas surpresas. Ou seja, sem convite. E muitas vezes fazem isso em pequenos grupos de 4-7 pessoas.
  2. Sempre que quiserem fazer uma visita surpresa, tem de comprar algum bolo/sobremesa para levar. O mais comum é levarem um bolo ou torta, porém em último caso podem levar balas. A propósito, a ocasião da qual foi fazer uma visita, não importa. Mas de qualquer forma tem de trazer com você algo doce ao chá.
  3. Lembre-se, os russos gostam de visitar em grande número, mas nunca irão para uma visita com alguém pouco conhecido. Também não visitam com cães, e quanto a crianças, só levam junto, caso o anfitrião também tenha crianças.
  4. Chegou na casa da visita?! Eles sempre retiram o calçado antes de entrar na casa. Alguns russos possuem alguns pares de calçado suave, especial para andar dentro de casa. Esses, com certeza, o aconselharam a modificar os sapatos.
  5. Quando eles convidam para sentar à mesa e ter uma refeição. É falta de educação recusar esse tipo de convite, mesmo que já tenha comido antes e esteja satisfeito. Tem de beber pelo menos o chá e conversar “sobre a vida”.
  6. Nos países da antiga URSS, é muito errado que o hóspede comece a circular pelo apartamento/casa do anfitrião, sem pedir permissão.
  7. A propósito! Os hóspedes passam aproximadamente 70% do tempo na cozinha. Toda a conversa acontece exatamente lá. Só então convidam para ir à uma sala de estar a assistir TV ou ver algum álbum de fotos. Não é educado ir embora, logo após de um almoço. Pode entender-se como um insulto.
  8. Como sabem quando já é hora de partir para casa? É simples. Existe uma regra secreta: assim que o anfitrião começar a falar de “um grande número de coisas à fazer”. Essa é a deixa para se despedir e ir embora.

Esperamos que esses tópicos te ajudem a entender melhor de como os russos e sentem ao receber uma visita surpresa 🙂

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.