Como se vestir no inverno na Rússia?

Inverno russoPrimeira pergunta: você vai à trabalho ou à passeio? Segunda pergunta: em que lugar na Rússia você vai? Sem querer ser inconveniente, preciso repetir que o país é grande e possui várias zonas climáticas. Contudo, no inverno, quase em todas ela haverá temperaturas negativas e a neve.

Suponhamos que você vai fazer um passeio tradicional em Moscou e São Petersburgo. Como precisa se vestir? Primeiro, não descarte seu gosto pessoal e segundo lembre o provérbio russo: “Голова в холоде ноги в тепле” (A cabeça com frio, pés com calor). Apesar disso, você que chegou do calor de verão do Brasil para -5º ou -15º C de Moscou, certamente, precisa usar um chapéu, toca ou um capuz, a sua escolha.

Sou a favor de roupas esportivas, casaco com pena de ganso com capuz, um bom par de botas de inverno impermeáveis, porque a neve pode derreter a qualquer momento e você vai ter que andar no meio de uma mistura de neve quase derretida e água. Prefira usar roupas de fio natural: algodão e lã fáceis de pôr e tirar. Evite não só passar frio, mas também ficar com calor, procure um equilíbrio. Proteja o pescoço com um cachecol. Com temperaturas mais baixas de -10º C, é melhor usar meia calça ou roupa térmica embaixo das calças. Assim, apenas seu rosto irá aparecer de dentro de todas essas roupas, mas você vai ficar aquecido.

Não se esqueça que em São Petersburgo pode chover a qualquer época do ano e quase sempre tem vento. Em Moscou, por ter um clima continental, o tempo é mais estável.

Mulher russaSe você quer andar elegante ou veio a trabalho vai ter que gastar bastante dinheiro. Melhor fazer isso na Rússia mesmo, porque no Brasil jamais vi botas adequadas para temperaturas abaixo de 0º. A maioria das mulheres russas descartam a ideia politicamente correta de evitar o uso de casacos de pele. Nas ruas de grandes cidades, inclusive, no transporte público, é possível encontrar várias mulheres usando casaco de bisão ou outros animais, com botas italianas e bolsas caras.

Cuidado com o gelo que pode se formar no chão, tornando-o escorregadio depois de um período de degelo. Mesmo se as calçadas das ruas centrais sejam regularmente cobertas por produtos químicos que não vão deixar você cair no meio da cidade. Por outro lado, eles podem estragar suas botas, sendo assim, é sempre bom usar um spray impermeabilizante.

Enfim, não precisa ter medo do inverno russo. Primeiro, saibam que nessa época do ano cidades como Moscou e São Petersburgo não param. Uma nevasca nunca vai impedir os russos de sair de casa para trabalho ou festa. Os carros são equipados com aquecimento e pneus cravejados que evitam derrapar nas ruas.

O inverno tem vários lados bons, por exemplo, a beleza dos parques cobertos por uma manta branca e os esportes de inverno. Quanto ao frio, vale lembrar que todos os ambientes, sem exceção, como casas, restaurantes, lojas, transporte público, têm calefação. Mesmo nas pequenas cafeterias existem cabides para você pendurar seu casaco e os teatros, museus e shoppings disponibilizam guarda-roupas com assistentes onde você pode deixar suas roupas de rua sem se preocupar.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Anastassia Bytsenko
Anastassia Bytsenko

Professora do Clube Eslavo. Concluiu pós-graduação no Departamento de Literatura e Cultura Russa da Universidade de São Paulo. Defendeu a tese de doutorado “Lev Tolstói e o Teatro: Texto e Contexto de O Cadáver Vivo” na mesma universidade. Ministra aulas de língua e literatura russa, oferece vários cursos e palestras. Realizou traduções de obras de literatura e ensaística da língua russa para o português (por exemplo: FLORIÉNSKI, P. A Perspectiva Inversa. Editora 34, 2012; TARKÓVSKI, A.A. O Sacrifício. É Realizações, 2012; TOLSTÓI, L.N. Sobre Shakespeare e o teatro. Companhia das Letras, 2011; ZINGUERMAN, B. As Inestimáveis lições de Stanislávski; In: TEATRO RUSSO: Literatura e Espetáculo. Ateliê Editorial, 2011, etc.)

  • Bia

    Eu tenho uma dúvida: Quando se entra em restaurantes, cafés, onde é mais quente, as pessoas permanecem com seus sapatos de neve?

    • Sim, permanecemos com mesmos sapatos. Antes de entrar você bate pé no chão e neve cai. O que sobrou derrete em seguida. Já nas escolas os alunos sempre trazem uma troca de sapatos.

  • Anastassia

    Oi Bia! Só tiramos sapatos e colocamos chinelos em casa (nossa ou das pessoas que visitamos). Às vezes, é preciso colocar chinelo especial por cima dos calçados de rua em alguns museus, por causa dos antigos pisos de madeira

  • Franc Job

    Olá. Preciso de uma dica. Vou em abril de Tallin para St Petersburgo e sou brasileiro. Como é o processo de imigração na fronteira para entrada na Russia. É necessário levar a reserva do hotel impresso em Russo?

    • Ólá Franc. É bom levar a reserva impressa. Não necessariamente em russo, pode ser em inglês ou português, só para ter nome do hotel, endereço e número de reserva.

  • Evgeniya Snape

    Patinando em poças congeladas

    https://youtu.be/wUhes1V8V94