🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Uzvár – bebida refrescante

Hoje está muito calor e acho que ninguém vai conseguir pensar sobre comida. Devido a isso, eu sugiro que faça bebida muito legal e GELADA! Vamos gente, vamos ????

A história dessa bebida de frutas secas é muito antiga e quando os eslavos a preparavam somente no inverno e depois virou a bebida tradicional da época do Natal. Pode ser que no Brasil não existe este costume porque aqui durante ano inteiro podemos encontrar uma fruta para fazer suco, mas nos países eslavos as frutas frescas podem ser encontradas somente entre maio e setembro. Para resto tempo do ano (7 meses) precisamos achar um jeito de armazenar comida. Assim, as frutas secas podem resolver o problema no inverno e trazer aromas e lembranças ensolaradas. O caldo que vamos preparar hoje se chama de узвар (uzvár) com mesma pronúncia em russo, ucraniano e belarusso. A palavra tem mesma raiz que o verbo cozinhar que em russo é варить (varíty), em ucraniano é  варити (varêtê) e em belarusso é варыць (varêtsy). A origem do nome do caldo já fala que vamos cozinhar frutas secas. Hoje em dia para qualquer caldo de frutas cozidas usa-se mais a palavra компот (kampót), mas no interior da Ucrânia se preservou o nome original.

Ingredientes:
Água – 2,5 litros
Maçãs secas – 200 gr.
Ameixas secas – 70 gr.
Damascos secos – 50 gr.
Peras secas – 50 gr.
Passas – 50 gr.
Limão 1/2 un
Açúcar – a gosto

 

Como preparar:
A coisa mais importante – não misturar as frutas secas, pois cada fruta precisa de um tempo diferente para cozinhar.

1. Lave frutas secas água fria corrente.

2. Despeje a água em uma panela e espere até que ferva. Coloque as maçãs e peras e cozinhe as frutas em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Agora adicione a água damascos secos e ameixas e continue a cozinhar compota por mais 20 minutos. Por último adicione as passas e o açúcar. Se a compota estiver muito densa adicione mais água. Continue a ferver compota até dissolver todo o açúcar. Por último adicione o suco de limão para dar um toque especial no sabor da sua compota.

3. Retire a panela do fogo e cubra com uma tampa. Quando a compota estiver em temperatura ambiente, coloque uma panela na geladeira durante a noite.

4. Está pronta a compota. Coloque em um pote de vidro e conserve em geladeira! Os russos gostam de comer a compota com biscoitos, tortas, bolos… Mas eu acho que não é a melhor dica para hoje.

Dicas:
– Para que o uzvár seja doce você pode colocar 3 colheres de sopa de açúcar.
– É possível substituir ou acrescentar qualquer fruta seca ou fresca em seu uzvár. Pode usar apenas frutas frescas, tais como cereja, maça, pera, ameixa… Das especiarias, uma boa escolha é o cravo.
– Na época de frio pode tomar quente em vez de chá.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.