Culinária Russa

Batata na Rússia

Categoria: Culinária Russa, História
Comentários: Nenhum
Você sabia que a batata chegou à Europa da América Latina como uma planta de decoração, e ainda venenosa? No final do século XVII, a batata chegou à Rússia da Holanda com nome de "maçã de terra". Foi considerada como "fruto do diabo" cuja plantação é a mesma coisa que mudar religião. Leia mais

Torta que vamos preparar hoje se chama torta de Tsvetáeva em homenagem de poetiza russa, prosadora, tradutora, uma dos grandes poetas do século XX. Leia mais

Smetana

Categoria: Belarús, Culinária Russa, Ucrânia
Comentários: 8

 Todos os países eslavos usam um produto lácteo como ingrediente de pratos, como molho ou até gostam de tomar um copo de produto puro, que não se vende no Brasil A origem da palavra sъmętana em idioma eslavo antigo vem do sъmětati que significa “varrer, tirando parte de cima”. Por que? É porque para receber este produto antigamente deixavam leite caseiro no lugar quente durante 2-3 dias para ele azedar. Um brasileiro que mora na cidade pode pensar que isso é horrível, mas as pessoas do interior devem saber que a partir do leite azedo pode fazer queijo caseiro muito macio e gostoso. Leia mais


  A salada “Arenque sob casaco de pele” é a refeição lendária do Ano Novo com conotações políticas. Segundo a lenda, ela foi inventada em 1918 como símbolo de amizade entre o proletariado e o campesinato. E agora ela está presente nas mesas dos russos, belorrussos e ucranianos cada comemoração do Ano Novo ou outras datas significantes. Hoje em dia, todos lembram somente que a palavra шуба (chúba) significa o casaco de pele que usamos nos invernos frios, mas na verdade nesse caso seu nome tem significado bem diferente. No ano 1918, que não foi muito tranquilo, as pessoas de Leia mais


Compota de frutas secas

Categoria: Culinária Russa
Comentários: Nenhum

 Está muito calor e acho que ninguém irá pensar sobre comida hoje. Devido a isso, eu sugiro que faça bebida muito legal e F-R-I-A! Vamos gente, vamos ????  


 Você não vai acreditar, mas alguns russos acham que este prato de abóbora é muito saudável, por acharem que contém vegetal emuitas vitaminas. Claro que isso não é verdade. Durante a preparação deste prato você vai ter que fritar a abóbora. Mas que esses bolinhos de abóbora é muito delicioso, é um fato! Faça e tire a prova.  


Sushki ou Сушки

Categoria: Culinária Russa
Comentários: 4

 Não é fácil de explicar por que os russos adoram este prato. Talvez seja, porque quando eram crianças, não tinham mais nada para comer com chá doce?.. Hoje, sushki é um dos pratos nacionais, embora simples e de aparência não muito bonita. Faça uma surpresa para seus amigos russos! Vamos cozinhar gente.  


 Os brasileiros já conhecem charutos de repolho e os eslavos orientais também adoram este prato. Em russo é голубцы (galuptsê), em ucraniano é голубці (róluptsi) e em belarusso é галубцы (galuptsê) e todos eles já consideram este prato como tradicionalmente eslavo. Mas de fato ele veio à URSS do Leste. Lá preparam o repolho recheado para o jantar regularmente. Prove! Esta receita provavelmente irá entrar para o seu livro de receitas ????  


 Há uma semana atrás, você conheceu a sobremesa Chack-chack, que é muito popular no Tartaristão. Hoje nós vamos ensinar a preparar outro prato nacional de uma das regiões da Rússia. Desta vez partimos para o berço da máquina do Kalashnikov na Udmurtia.  


 Na Rússia vivem não só os russos. Como no Brasil, a Rússia é o lar de uma variedade cultural de diferentes povos – com diferentes tradições, e até mesmo, a religião. A sobremesa que nós preparamos hoje é muito popular entre os tártaros. Normalmente, chack-chack é preparado pela mãe da noiva em festa de casamento e, em seguida, – é vendido para os convidados por qualquer quantia de dinheiro.