Entrevista com a cantora Saína, a representante da Rússia nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Nos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorreram em Palmas – TO no final de outubro deste ano, a Rússia foi representada por uma só participante: a cantora Saína, da Iacútia, a maior república da Federação Russa.

Saina Foto 1

Saína na abertura dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Foto: Roberto Castro/ME

Saína roubou a cena dos jogos desde a abertura do evento onde apareceu em traje tradicional com pedras e pele de raposa e tocou homus – um instrumento típico da região dela.

Saina foto 2

Saína tocando homus, instrumento tradicional iacuto, durante as apresentações nos jogos. Foto: Francisco Medeiros/ME

Nos jogos, Saína começou a escrever um blog em russo onde compartilhou suas experiências do evento (http://dnevniki.ykt.ru/Saina_Singer/742924).

 

Apresentação de Saína nos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Quantos povos indígenas moram na Rússia? Que festa iacuta entrou no Guinness? Por que a Rússia não mandou uma delegação de esportistas para os jogos? O que une os povos indígenas da Sibéria e da América do Norte?

Assista à nossa entrevista com Saína, legendada em português e em russo, para entender e aprender mais.

 

Entrevista com a cantora Saína da Rússia

volhaEste artigo foi escrito por Volha Yermalayeva Franco.
Belarussa. Mora em Salvador. Professora de belarusso, russo, inglês e português para estrangeiros. Co-autora do livro didático de português para falantes de russo “Португальский шутя. 250 бразильских анекдотов” (“Aprenda português brincando. 250 piadas brasileiras”). Cantou na banda folclórica belarussa “Guda”. Ministrou oficina de vytsinanka, arte tradicional belarussa de papel recortado, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Formada em Patrimônio Cultural e Turismo pela Universidade Europeia de Ciências Humanas, em Vilnius, Lituânia. Mestranda em Conservação e Restauro pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Trabalha com tradução e legendagem de filmes soviéticos, belarussos e russos. Escreve sobre Belarús, sua cultura e patrimônio.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.