Letras cirílicas cursivas (manuscritas)

Escrever com letras de forma pode ser que até mais fácil, mas se você pretende aprender russo de forma séria é muito importante aprender escrever com letras cursivas (manuscritas), pois em português você escreva desta maneira. Outra coisa, se alguém na Rússia vai anotar para você nome ou endereço você pode passar vergonha pedindo a pessoa escrever com letras de forma.

Programa que eu gostaria de apresentar para vocês inclui um arquivo do Word com macros instalados escritos em idioma VBA (Visual Basic for Applications) e uma fonte que se chama Primo. Este programa de aprender escrever com caligrafia bonita em russo, ucraniano ou belorusso foi criada pelo Leonid Nyekin para crianças que estudam na escola.

Como escrever em russo com letras cursivas

Agora faça seguintes passos, primeiro preencha seu nome e-mail que você receberá um e-mail com o link para download dos arquivos necessários.

Vamos ao passo-a-passo:

Para letras cursivas russas, utilizar os arquivos: primo.ttf (fonte, versão 1.5) e primo.dot (MS Word que inclui macros, versão 1.51)

Para letras cursivas ucranianas, utilizar os arquivos:  pru.doc, pru.ttf e pru.dot

  1. Coloque arquivo do fonte na pasta Fontes que você pode encontrar entrando no Painel de Controle
    O caminho para Windows (Painel de Controle -> Aparência e Personalização > Fontes)Pasta de fontes do WindowsCopie e cole os arquivos com extensão .ttf dentro desta página.
  2. Abra Word primo.dot e habilite os macros. A pergunta pode aparecer como “Habilitar conteúdo).
    Habilitar Macros Documentos
  3. Digite alguma coisa em russo ou copie e cole um trecho de texto. Pode usar qualquer fonte, por exemplo Times New Roman. (se você não sabe como habilitar o teclado russo em seu computador, veja esse artigo)
    Letra cursiva russa
  4. Selecione texto em russo, escolhe fonte Primo e tamanho 28 e aperte teclas <Ctrl>+<Alt>+1 e seu texto se torna escrito de maneira manuscrita.
    Transformar letra cursiva russa
  5. Para corrigir algo no texto é necessário transferir ele novamente para Times New Roman. Para isto aperte teclas <Ctrl>+<Alt>+2. Depois da correção pode novamente transferi-lo em forma cursiva.
  6. Se for necessário pode traçar linhas. Basta apertar teclas <Ctrl>+<Alt>+3. E para tira-las apertar <Ctrl>+<Alt>+4.

Baixe um exemplo do texto escrito com letras cursivas em russo.

Baixe um exemplo do texto escrito com letras cursivas em ucraniano.

Fontes Primo e Pru que são apresentados aqui são softwares destinados a uso privado e fornecidos gratuitamente na forma como ela é, sem quaisquer garantias. Modificação, redistribuição e uso comercial é possível somente com permissão com titular dos direitos autorais.

  • Larissa Esteves

    Funciona no iOS?