Língua Russa em quantas palavras?

Moderno Dicionário de Língua Russa Muitos fazem a pergunta sobre quantidade de palavras na língua russa, tentando criar uma fórmula matemática a qual revelasse o tempo necessário para que se aprendesse todas elas. Para responder a essa pergunta foi necessário chegar-se a maior autoridade em modernos dicionários – O maior dicionário acadêmico de 17 tomos. Seu título oficial “Moderno Dicionário de Língua Russa” (Словарь современного русского литературного языка) e em 1970 era uma obra oferecida como prêmio Lenin (em russo: Ленинская премия/ Lyéninskaia pryémiya), que pena, na primeira vez que foi atualizada já se tornava raridade e, hoje, menos conhecido e acessível do que famoso, mas pouco envelhecido como o Dicionário do V. Dal. Então, o grande dicionário acadêmico contém 131.257 palavras.

Dicionário do V. Dal Mas o número não é abstratamente exato, considerando que no dicionário há muitas palavras com as mesmas raízes e que não constituem como unidades isoladas, mas nos artigos de raiz de origem. Por exemplo: o advérbio “безмолвно” (byezmólvna – silenciosamente) entrou no artigo do adjetivo “безмолвный” (byezmólvnêy – silencioso). Também leva-se em consideração o fato de que o dicionário abrange somente as palavras da linguagem literária. Em meio a isso a língua russa popular é abundante em dialetos. Uma enorme coleção léxica de dialetos refletia o Dicionário do V. Dal, elaborado no século XIX. Em total nele há mais do que 200 mil unidades de palavras. Existem modernos dicionários russos de dialetos, publicados em regiões diferentes.

Aprendendo a língua russa vós começais sentindo-a e compreendendo que muitas palavras derivam das mesmas raízes. Assim, retomar a leitura do texto e ainda não entender absolutamente todas as palavras pode pô-lo a pensar. Por isso é muito importante para o professor, em aula, rever atentamente o manual, não só nas particularidades construtivas das frases, como também na formação das palavras.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • Mauro Sérgio Mota Duarte

    Desculpe professora já está traduzido,perdoe a minha ignorância.

  • Jota

    Amo língua russa, um dia vou aprendê-la

  • Joao Marcelo

    Além disso as línguas mudam com o passar do tempo. Umas palavras caem em desuso, outras mudam a ortografia, sem contar os empréstimos de outras línguas e os neologismos.