Costumes do povo russo

Entrar na Casa Russa

Sempre que você entra na casa de alguém você deve tirar sapato, o dono da casa pode te oferecer um chinelo, mas mesmo se ele não tiver você não deve entrar de sapato. Os homens também precisam tirar chapéu ou boné.

Chapéu e Bonés

Os homens também precisam tirar os chapéus ao entrar na igreja. Neste caso as mulheres precisam cobrir as cabeças com lenços. Sem lenço não se pode entrar na igreja e por isso aqui Brasil nas igrejas ortodoxas às vezes deixam uma sacolinha com lenços na entrada no caso se algum visitante entrar ou se alguém se esqueceu de trazer o lenço.

Aperto de Mão

Quando está frio e todos usam as luvas e você for comprimentar alguém com um aperto de mão você precisa tirar a luva da mão direita. Antigamente está regra existia somente para os homens porque a luva feminina fazia parte dos trajes das mulheres. Na época soviética surgiu a seguinte frase “Eu não sou uma mulher, eu sou uma camarada” assim as mulheres para não se diferenciar com homens começaram seguir os costumes masculinos. Hoje em dia a mulher pode não tirar as luvas se quiser.

Lugares Reservados

Ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma regra comum de educação com que nem sempre é praticada aqui no Brasil.

Palavra “sim” em russo.

Gostei muito do que escreveu o Fabrício Yuri do blog Falando Russo – dizer “sim” em russo quer dizer “sim” e não quer dizer “veremos”. E mais uma coisa que é muito importante, a pontualidade, cinco minutos já é considerado como atraso. Geralmente ninguém espera mais do que 20 minutos.

Assobiar para Mulher Russa

Paquerando Mulheres Russas

Outra coisa que o Fabrício escreveu em seu blog – assoviar para as mulheres, em tom de galanteio está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que “só os cachorros respondem a assovios”. Gostaria de acrescentar que por mesmo motivo não se deve usar “psiu” e outros sons que os brasileiros estão acostumados de usar.

Visitar os Amigos

Quando os russos são convidados para casa de seus amigos há costume de se trazer uma garrafa de vodka, vinho ou conhaque. Se na casa tiver crianças é muito bom levar também algum doce ou brinquedinho. Mesmo se não puder trazer nada para os adultos para as crianças é obrigatório.

Mulheres Russas

Os homens dão flores para mulheres no aniversário e no Dia Internacional das Mulheres (dia 8 de março). Precisa saber que na Rússia sempre se dão flores no número ímpar porque no número par é usado somente em funerais ou cemitérios.

Nunca se deve dividir a conta de um restaurante ou de outro lugar com uma mulher mesma que ela seja somente sua amiga, e deixá-la pagar é praticamente um crime.

Sorriso Russo

No mundo europeu e americano geralmente pessoa sem sorriso no rosto passa uma certa sensação de desconforto e desconfiança. Porém na Rússia o homem de verdade precisa ser sério. Hoje na Rússia funcionam diversas empresas estrangeiras, e seus donos devem levar em conta que o diretor que sempre está sorrindo pode causar desconfiança e desprezo entre funcionários russos como uma pessoa inexperiente. O sorriso, por um lado, atrai o povo russo, mas, por outro – dá impressão de infantilidade e inocência. Mas isso não significa que o russo está bravo e não sabe sorrir, ou que lhe falte senso de humor. A Rússia é rica em variados tons de humor, como ironia, risos e sarcasmo.

Na Rússia, as pessoas têm comportamento diferente quando estão entre pessoas estranhas do que quando estão com familiares e amigos.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre Costumes do povo russo

eu gostaria de saber os costumes da russia

Daniela C Guercov

Adorei…quando puder escreva mais…meus bisavós e o meu avô já morreram e eu sei muito puco sobre a cultura.

Vou escrever mais 🙂 Você pode também ler sobre culinária e de repente preparar comida típica.

Adorei os costumes e a educação russa , parabéns e obrigado pela informação dos costumes.

Boa tarde tudo bem? é verdade que muitas russas querem casar com homens estrangeiros? eu quero ir em moscou só pra ver se trago 1 acredite.é meu grande fetiche 1 mulher russa.NOSSA ME DAR ATÉ CALOR kkkkk,abraços.

Boa noite Alan. A ideia de casar com estrangeiro na Rússia surgiu na época quando União Soviético se destruiu e a vida financeira ficou péssima e sem saída. Hoje em dia acho que essa ideia continua existir para mulheres que procuram vida mais fácil, por isso já faça seus relatos sobre esse assunto.

Eu te entendo mais acredite em nenhum momento eu tava querendo denigrir a mulher russa por isso,pelo contrário a minha intenção é de casar com 1 e jamais iria procurar 1 etnia que fosse ruim pra isso.é que vocês são as mais lindas do mundo e talvez 1 lá se simpatizasse comigo pois sempre tem gente querendo mudar radicalmente de 1 lugar para outro.espero que tenha tirado essa mal impressão de mim,abraços.

Legal eu estou com uma muito linda em minha casa já faz uns 3 meses ela veio direto da russia para me ver só tem um probleminha ela não sabe cozinhar nada em nosso costume e percebo que não tem muita vontade e pegada para cozinhar e limpar kkkkkkkk já estou mandando ela de volta me dói muito ela é linda mas fazer o que kkkkkkkk

Luciano,
Com todo o respeito, preciso comentar sobre o que vc escreveu:
1) A menina aprendeu desde pequena a comer e a preparar os alimentos conforme os costumes de sua mãe, sua avó… das tias, das tias da escola… e por aí vai… Qualquer pessoa chegaria em algum lugar diferente e mesmo a comida sendo “melhor” (isso é conceitual) … mesmo a comida sendo “melhor” a pessoa lembraria e procuraria reproduzir seus costumes.. no mínimo adaptar seus hábitos alimentares às ofertas de alimentos do novo local onde vive. Concorda?
2) Claro que aqui vc citou apenas um aspecto do seu relacionamento com a garota russa… mas eu ponderaria bem melhor sobre a decisão de “devolver” a garota. Afinal ela teve uma boa dose de coragem ao fazer as malas e vir pra cá viver com vc.
3) Ainda com todo o respeito, ela pode mesmo estar sendo premiada com esse desligamento… pois parece que aqui existiu mais uma relação empregatícia do que relação de amor. Não quero ser duro com vc. Não nos conhecemos, e ainda que nos conhecêssemos, isso é assunto íntimo, e nem profissionais especializados se propõem a “resolver”.
4) Queria mesmo dizer que desejo tudo de bom a vc e a ela. E que o amor seja um ingrediente cada vez mais presente em nossas vidas.
Um grande abraço.
Peço que leia ou releia com um bom coração.

Sinceramente, foi bom ler seu comentário Ricardo, acho triste me deparar com mensagens com mentalidade tão mesquinha e vazia como a do nosso colega, espero que o bom senso não tarde a visita-lo.

Poxa vida ,vocês acham que eu deveria ficar e manter uma mulher Russa onde eu assinei na policia federal uma total responsabilidade por ela? Que culpa tenho eu se não senti absolutamente nada por ela !Foram 4 meses de convivência e não senti nada!!!Ela não tem culpa se não sabe cozinhar, e nossos costumes sim é diferente!! Ela é linda e eu não sou muito atraente e nem tão novo já estou com 50 anos ! Mas volto a dizer não senti nada por ela!! Agora só pra os senhores saberem eu tenho uma gigante desconfiança que ela flertou com meu filho de 24 anos! Tive essa conversa com meu filho mas ele disse sem olhar nos meus olhos que eu tava louco!!Saiu de perto sem aos menos se espantar ou chorar ou brigar!!! Quanto a ela eu disse também ela falou nunca eu surpresa disso ele meu filho!! Mas também não chorou e nem me convenceu!! Eu continuo à acusando pela internet pois já esta de volta pra sua terra natal!!Ela fica nervosa ,mas meu instinto de pai diz que sim !!! Rolou ai me dizem estou certo ou errado???
Minha esperança é apenas meu filho confessar somente isso!!Eu não tenho raiva nem ódio,como cristão que sou perdoarei os dois mas o sonho de quem se acabou por isso? Disse isso para meu filho : Filho se isso aconteceu você acabou com o sonho e a mudança de vida dessa mulher! Lá a vida é dura e difícil,aqui ela teria uma vida melhor,,,, enfim eu levei bem ao pé da letra os pormenores da vida dela na Russia e no Brasil isso tudo foi aos prantos e ele não me convenceu entendem agora? Acho que foi por isso que eu não senti nada por ela!!!

ola colega leia minha resposta e os outros se calaram ? podem ler e falem alguma coisa kkkkkkkkkk

Muito bacana!!! Taí um lugar no qual gostaria de conhecer melhor e até, quem sabe, visitar.

Um forte abraço!

intrinsecamente gostei destes costumes, até parece com os meus em Africa. Estou já na Russia para cinco anos, preciso ainda mais de outros costumes.. obrigado a vocês…

Marcus Fritz Martins

Gente, os contatos que tenho com os russos são os piores e mais engraçados. Tem os que os aceito como amigos e de primeira me idolatra e quer casar comigo. Tem os que me convida e depois diz que não quer mais contato. Tem os que perguntam desde a minha infância até quanto ganho por mês. Tem os curiosos que quando vou perguntar sobre eles (o que é normal) eles dizem não querer falar. Tem os que me trata bem, e quando acho que virou meu amigo me pede dinheiro e se não entendo e não digo que vou dar me isola. Tem os que me indagam o tempo todo sobre eu gostar da Rússia. E claro, tem os que me recebem muito bem, e ainda me conta histórias de seu país. Enfim, a cada contato uma nova aventura. Viva ao povo russo.

Olá Snizhana! Gostei de suas colocações, identifiquei alguns costumes parecidos aqui no sul do Brasil, ficarei por aqui curtindo cada informação do site…Fui convidada por um amigo a conhecer Rússia ( Algo que até então nunca imaginei…) então estou fazendo algumas pesquisas sobre costumes, idioma, gastronomia…quero estar preparada quando for…Obrigada!

Olá Liz. Sim, é muito importante conhecer costume do povo para cujo pais você vai viajar. Para depois não se estranhar e não entender errado.

Oi lendo num livro sobre a russia li que certa pessoa abraçou ao modo russo, gostaria de saber como é!

Não sei o que disser neste caso 🙂 O abraço russo é como abraço do brasileiro, só acho que mais firme do que carinhoso.

Ola achei ótimo seu texto e com certeza aprendi coisas que eu nem imaginava sobre os russos. Tenho uma dúvida se puder me ajudar agradeço muitooo. Tenho interesse na adoção de criança da Rússia, pois conforme vi pela internet, o tempo de espera é somente de alguns meses e não anos como aqui no Brasil, devido ao grande numero de crianças de lá. Vc sabe me dizer se isso é verdadeiro? Quero adotar independente do pais, só achei interessante lá devido ao processo ser mais rápido e prático. Alem de que também tenho muita vontade de conhecer esse pais. Por favor se tiver dicas agradeço de coração.
E claro vou precisar aprender a lingua antes

Olá! Estes costumes também podem ser aplicados aos ucranianos?

Sim, os ucranianos e os belarrussos são iguais.

Tenho dois amigos russos, admiro a educação e a formalidade deles.

Olá Snizhana Max nova! Admiro muito a Rússia e é a primeira vez que leio sobre seus costumes. Fico cada vez mais encantado. Sou tão apaixonado por esse povo que me preocupo muito com o atual estágio de evangelização da Rússia. Como está o cristianismo por lá?

Olá Roberto. Conforme Wikipedia na Rússia 74% são ortodoxos, 1% são católicos, e 1% são protestantes. Os muçulmanos são 7%. São dados de 2012.

Deixe uma resposta sobre Costumes do povo russo