Matérias na escola na Rússia

A tabela abaixo apresenta as principais matérias do programa de ensino fundamental e colegial na Rússia. As marcações na Tabela indicam as matérias estudadas em cada Série. Algumas matérias tais como, Retórica e Arte Mundial, podem ser estudadas em diferentes séries como disciplinas facultativas.

Além disso, algumas escolas possuem programas especializados, com aprendizagem mais aprofundada. Com esse método, nessas escolas é possível o estudo da Língua Inglesa já a partir da primeira série, e sem falta de outras matérias, pois há a unificação de algumas delas. Por exemplo, nas Escolas que tem um programa reforçado de Física e Matemática, a aula de Filosofia é ministrada em conjunto com História e Literatura.

Assim, a tabela das Séries e Disciplinas exibe uma média dos programas de estudos nas escolas, com pequenas diferenças nas matérias inclusas em cada programa de diferentes escolas.

Matérias na Escola Russa

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • henrique

    Seria legal saber qual o objetivo (e a filosofia) da formação básica na Rússia.

  • thiago

    Quando vejo as matérias que ministramos as nossas crianças e adolescentes,no ensino público.me decepciono,pois esses não saem com a devida formação que a sociedade exige,( ensino público)

  • alexandre

    O xadrez não e considerado como matéria na grade curricular do ensino fundamental russo?

    • Não, xadrez pode ser somente um curso adicional que nem cada escola tem.

  • Simone

    Uma criança de 13 anos que vai para Russia tem a opção de estudar em uma escola para estrangeiros? Se sim, ela estudaria em uma escola de lingua alemã ou inglesa?

    • Olá Simone. Na Rússia todas as escolas estão em russo e outros idiomas são somente como adicionais. Nunca ouvi falado sobre escola para crianças estrangeiras. Já até perguntei meus amigos de lá e eles também nunca ouviram.

  • Rodolfo Bruno dos Santos Cruz

    Boa tarde, Meu nome é Rodolfo. Sou Brasileiro, filho de Brasileiros e Moro em São Paulo -SP. Por curiosidade comecei a pesquisar sobre o idioma Russo, ESTOU ADORANDO, cada vez estou me aprofundando mas quero muito aprender Russo, onde tem alguma escola que lecione o idioma, você pode me ajudar? meu e-mail é dorrolfobruno41@gmail.com

  • Joyce Iorrana Ciavolelli

    Oi, gostaria de saber como funciona as escolas russas. Digamos assim, depois de terminar o ensino fundamental para que escolas vão ?

    • Olá Joyce. Nós não temos essa divisão como no Brasil. Pela tabela no artigo você pode ver que estudamos 11 anos na única escola que está considerada como ensino médio.

  • Lilian Snow

    Com quantos anos ele entram e saem da escola ? Exemplo aqui no Brasil eles inciam o jardim com uns 5 anos, e terminam de estudar (sem reprovar) com 17 anos.
    E também que hora que começam as aulas e terminam ?

    • A escola começa com 6-7 e termina com 17. A duração do dia na escola é quase igual como no Brasil, mas de manha normalmente começa as 8h00 enquanto no Brasil tem lugares que começam as 7h00. Estudam 34-35 semanas por ano. Ou seja, tem mais compridas ferias escolares do que em qualquer outro país no mundo.

      • Lilian Snow

        Obrigada por responder !

  • Gislene

    Olá, sou Brasileira e estou indo estudar na Rússia por 6 anos, tenho uma filha de 12 anos que vai também, gostaria de saber como funciona o processo de admissão nas escolas russas e o valor aproximado dessas escolas, tenho como colocá-la em uma escola pública?

    • Olá Gislene. Para admissão na escola normalmente precisa seguintes documentos: pedido escrito ao punho da mãe ou pai da criança, documento de identificação do um dos pais e documento que comprova o visto permanente ou outro tipo de visto, certidão de nascimento da criança, comprovante de residência na Rússia, atestado escolar. Todos os documentos do Brasil tem que ser traduzidos para russo com tradutor juramentado. Isso pode ser feito tanto no Brasil quanto na Rússia. Sim, você tem direito de colocar sua filha na escola pública depende da vaga.

      • Gislene

        Muito obrigada pela informação. Vocês fazem um excelente trabalho com informações valiosas. Parabéns!

        • Bom estudo na Rússia 🙂 Se você precisa agora das aulas de russo para você e sua filha bem vindas 🙂

  • Fabio Rouessel

    ola Snizhana Maznova vc saberia me dizer se na Russia as escolas funcionam no período noturno?

    • Olá Fabio. As crianças estudam de manhã ou a tarde. Igual como no Brasil.