O que é que a Rússia tem?

Escrito por Éryka Patrícia Ramos Pereira

Praca Vermelha

A Rússia, que já foi URSS até 1991 (de 1922 a 1991), tem o nome de Ex-União Soviética para muitas pessoas no mundo que se referem a ela.

A Rússia é um dos países mais populosos do mundo. Tem uma população de mais de 140 milhões de habitantes.

A Rússia tem participação no grupo BRICS – composto de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – , e está entre as dez maiores economias mundiais.

A Rússia tem um dos maiores armamentos nucleares do mundo.

A Rússia tem destaque na corrida espacial, onde já enviou para fora da órbita da Terra a cadelinha Laika e o cosmonauta Yuri Gagarin.

A Rússia tem uma das capitais mais coloridas e belas do mundo : Moscou.

Na Rússia, tem-se população composta por eslavos do leste.

Na Rússia, foram encontrados há milhares de anos vestígios de “guerras organizadas” com o uso de cavalos.

E falando em guerra, ela teve uma atuação importante na Segunda Guerra Mundial, colaborando com o fim da Segunda Guerra.

O Gulag foi um dos maiores campos de trabalhos forçados já existente.

A Rússia tem o povo conhecido como “um dos mais parecidos com o povo brasileiro, especialmente pela alegria”.

Na Rússia, encontram-se também mulheres muito bravas, principalmente no interior do país, que costumam bater nos homens que chegam tarde em casa e ainda por cima bêbados e sem dinheiro.

A Rússia tem mais de dez países que fazem fronteira com ela.

A Rússia tem culinária parecida com a brasileira. A diferença é que na Rússia se usa muito batata e não “arroz e feijão” como no Brasil.

Na Rússia, há universidades que estão entre as melhores do mundo para se estudar.

A Rússia é um país com superstições, umas até parecidas com as do Brasil. Por exemplo: calçar só um “pé” do calçado para chegar até o outro “pé” do calçado (que se encontra longe do primeiro “pé” de calçado) significa a morte da mãe ; assobiar em lugar fechado atrai má sorte ; deixar o livro aberto depois que estudar para ir fazer outra coisa significa que tudo que estudou irá “sair da cabeça”.

Costumes

 

A Rússia tem um dos climas mais extremos do mundo (tem alguns invernos extremamente rigorosos).

Na Rússia, nasceu um dos maiores compositores de música clássica do planeta: Tchaikovsky.

Na Rússia, o balé Bolshoi é um dos mais famosos e conceituados do mundo.

A literatura russa é uma das mais desenvolvidas do mundo. Destaque para Tolstói e Dostoiévski.

O Exército Vermelho foi um dos maiores e mais influentes exércitos da história militar do mundo.

Dmitri Manuilski foi um dos mais influentes militantes comunistas da Rússia no início do século XX. Ele foi responsável também por apresentar a militante internacionalista comunista Olga Benário ao comunista brasileiro Luis Carlos Prestes, onde Olga (que era alemã) escoltou o comunista brasileiro para o Brasil em 1934.

Então, o que é que a Rússia tem? Um pouco de tudo num só lugar!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Membro do Clube Eslavo
Membro do Clube Eslavo

Eu faço parte do Clube Eslavo e gostaria de compartilhar com todos vocês, que estão lendo este blog, minhas experiências e conhecimentos. Convido vocês a se juntar conosco no grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/cluberusso/ Caso você também ficou com vontade de compartilhar conosco uma coisa interessante envie, por favor, e-mail para contato@cursorusso.com.br e coloque no campo de "assunto" - artigo para Clube Eslavo. Seu artigo vai tirar dúvidas de muita gente ou contar uma curiosidade nova. Você também pode marcar uma entrevista sobre sua experiência e ela será curtida no canal do Clube Eslavo no Youtube e divulgada em outras redes sociais.