Como os russos pescam

A pesca, para os russos, é algo mais do que apenas o ato de pescar. É um ritual – uma tradição. E não tente encontrar nela uma lógica. Simplesmente acredite.

– Na Rússia, só os homens pescam. Acredita-se que: “as mulheres podem estragar tudo”. Isso é verdade, porquê as mulheres odeiam quando os homens bebem álcool. E a maioria dos homens bebem muita Vodka.

– Normalmente a pesca começa às 04:30 da manhã. O russos focam muito mais nos resultados de quantos peixes irão pegar quando estão sozinhos, do que quando estão com amigos – onde o importante é curtir o momento.

– Os russos pescam no verão quando a temperatura é 30°C e no inverno quando é -30°C. Entre a pesca no verão e no inverno existem apenas duas diferenças substanciais. A primeira é o número de Vodka que consomem. No inverno, o consumo é bem maior para “esquentar”. E a segunda, é um método de captura dos peixes. Existem muito mais possibilidades para a captura de peixes no verão do que no inverno. No verão, eles usam varas, redes e até mesmo dinamite. Já no inverno, geralmente, abrem um buraco na água e pescam apenas com as vara. É muito perigoso, pois o gelo pode se romper e uma grande tragédia pode acontecer.

– Às vezes, os pescadores usam um pão molhado com leite; porém, usam-se mais minhocas presa ao anzol. Acreditam- se que: cuspir na ponta do anzol trás boa sorte e atrai mais peixes.

– Se a pesca ocorre no verão – os pescadores, em primeiro lugar, enviam de três à quatro peixes fresco para cozinhar uma sopa. A composição da sopa é simples: peixe, batatas, ovos, sal e especiarias.

– Você nunca verá os russos tão tranquilos como na pesca. No início da pesca, suas conversas são muito baixas com medo de assustar o peixe. Mas, depois de alguns copos de Vodka, começam a se gabar uns dos outros. Alguém fala sobre suas lutas no passado na pescas, e alguém sobre suas façanhas na cama. O que é interessante nesse momento, a cada homem – é a dissimulação exagerada de suas realizações. Todo mundo sabe sobre isso. Mas para manter a conversa, os homens fazem vista grossa sobre o que eles comentam ou acreditam uns aos outros.

– Quanto tempo os russos podem pescar? Depende. Às vezes a pesca pode durar alguns dias. O que é curioso é a quantidade de peixes capturados. Muitas vezes, os homens voltam para casa com dois ou três pequenos peixes. Já dissemos que a pesca para os russos é apenas uma maneira de se divertir. Já o peixe, pode ser comprado numa peixaria 🙂

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.

  • Larissa Esteves

    Pura verdade :)! No verão, meu marido deixou uma rede no rio e precisou sair por algumas horas. Quando voltou não encontrou a rede, apenas as pedras que a seguravam. E, segundo ele, ela estava cheia de peixes. Não preciso nem dizer que foi praticamente um atentado à segurança nacional! Chateado, ele não parava de falar que daria o troco no ladrão… :))))))