🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Charutos eslavos

Os brasileiros já conhecem charutos de repolho e os eslavos orientais também adoram este prato. Em russo é голубцы (galuptsê), em ucraniano é голубці (róluptsi) e em belarusso é галубцы (galuptsê) e todos eles já consideram este prato como tradicionalmente eslavo. Mas de fato ele veio à URSS do Leste. Lá preparam o repolho recheado para o jantar regularmente. Prove! Esta receita provavelmente irá entrar para o seu livro de receitas.

Ingredientes:
Carne de moida (bovina ou suína) — 600 gr
Cabeça de repolho — 1 un
Arroz — 100 gr
Cebola — 2 un
Cenoura — 1 un
Alho — 3 cravos
Molho de tomate — 4 colheres de sopa
Salsa — a gosto
Sal e pimenta — a gosto
Para molho:
Molho de tomate — 200 gr
Nata — 300 gr
Sal — a gosto
Modo de preparo:
1. Separe as folhas do repolho e coloque submerso em água com sal, até que fique macios suave.
2. Cozinhe o arroz até que ele fique ao dente. Corte a cebola e a cenoura. Frite tudo em óleo vegetal.
3. Esprema o alho, misture com a carne moída. Adicione a cebola, cenoura e o arroz já fritos. Acrescente o molho de tomate, o sal, o pimentão, a salsa. Misture cuidadosamente.
4. Abra as folhas do repolho, e preencha-as com o recheio feito anteriormenten e faça uns rolinhos. Coloque óleo vegetal em uma panela funda e deixe esquentar até 160°c. Frite o repolho recheado.
5. Misture a nata  e o molho de tomate. Coloque os rolinhos fritos em uma panela, cubra com o molho, e deixe cozinhar sem ferver por mais 1 hora. Acrescente o sal se necessário.
Sirva o prato quente com o molho e ervas.
Bom apetite!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.