🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Smetana

smetanaTodos os países eslavos usam um produto lácteo como ingrediente de pratos, como molho ou até gostam de tomar um copo de produto puro, que não se vende no Brasil. A origem da palavra sъmętana em idioma eslavo eclesiástico vem do sъmětati que significa “varrer, tirando parte de cima”. Por que? É porque para receber este produto antigamente deixavam leite caseiro no lugar quente durante 2-3 dias para ele azedar. Um brasileiro que mora na cidade pode pensar que isso é horrível, mas as pessoas do interior devem saber que a partir do leite azedo pode fazer queijo caseiro muito macio e gostoso.

Então quando o leite caseiro fica azedo a parte de baixo é um soro misturado com uma parte que tem textura de iogurte natural e em cima fica uma camada de creme. A grossura da camada depende da porcentagem de gordura do leite. E precisa tirar este creme cuidadosamente para não ser misturado com outras camadas. Com certeza que não vai dar certo com leite pasteurizado que se vende hoje em dia nos mercados. Precisa que seja leite caseiro mesmo. Este creme é сметана (smyetána) em russo ou smetána em ucraniano. Hoje em dia este produto está produzido nas fábricas de maneira mais pratica e rápida. Em idioma da Belarus o nome é смятана (smyatána), em esloveno – kisla smetana, em polonês — śmietana, em búlgaro — сметана (smyetána), em eslovaco — smotana, em checo — zakysaná smetana, e até em romeno que não faz parte dos idiomas eslavas se chama smântână.

Usamos este molho tanto para pratos doces quanto para salgados. Pode usar para refogar carne ou legumes, como molho de saladas (mas não com quaisquer legumes), como ingredientes dos bolos e até para cuidar pele do gosto e cabelo. Quem conhece prato típico russo пирожки (pirachkí) ou prato ucraniano вареники (varénêkê) deve saber como é gostoso molhar essa comidinha no smetána.

Nos países europeus também usam smetana. Falam que entrou na França depois da segunda guerra mundial. Mas mesmo assim, como está tudo perto por lá, os russos não sentem muita falta de comida tradicional porque quase tudo vende-se nas lojas.

No Brasil é um pouco complicado então os eslavos que moram aqui tem próprio jeito de fazer smetána. Só basta misturar uma lata de creme de leite com dois copos de iogurte natural e deixar a fermentar na geladeira durante noite. De manhã já está pronto para tomar café da manhã com оладьи (alády’yi) ou сырники (sêrniki).

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • Larissa Esteves

    Nossa, Snizhana! Como eu queria ter visto este seu post há uns 2 anos atrás! Moramos 1 ano no Brasil e meu marido Ucraniano sofria pela falta de smetana! Como conseguir leite natural onde morávamos seria mega difícil, ficamos sem smetana. Se eu soubesse que era tão fácil, fazia em casa pra ele. Pergunta: se eu quiser fazer uma receita que leve smetana quando for ao Brasil, posso usar essa mistura que você receitou? Ou ela é mais um quebra-galho?

    • É um quebra galho se comer puro, mas dento do prato não tem diferença. Bom apetite 🙂

  • Luiz Otávio Naufel

    Não funcionaria com o leite de saquinho? Outro dia um saco de leite azedou aqui em casa e parecia que separou o soro para cima e uma coisa grossa do leite para baixo, ainda mais depois que minha mãe o ferveu. Por fim, essa coisa grossa ficou bem parecido com um tipo de queijo depois dum dia na geladeira, e também ficou muito bom. Snizhana, qual é bem a diferença entre Smetana e Prostokvasha?

    • Quando leite azeda ele dividi se em 3 camadas: soro, a parte grossa e nata. A nata que é o smetana. O leite do mercado quase não tem gordura e mesmo sendo de saquinho ele é processado por isso tem pouco de nata. As maquinas-separadoras conseguem separar nata de maneira mais produtiva. De parte grossa e nata fazem queijo cottage caseiro.
      Простокваша (prastakvácha) é a parte grossa do leite azedo com gordura de 3,2%. As vezes usam se baterias para alterar sabor.

      • Luiz Otávio Naufel

        Obrigado, ajudou-me a esclarecer isso!

  • Elisa

    Eu preciso aprender russo urgentemente para quando for lá na Copa eu seja capaz de identificar as versões veganas de todos os pratos haha

    • Olá Elisa. Já mandei informação sobre cursos online, mas também tem cursos presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro.