Sobre o que não falam na Rússia

Honestamente, falar idioma russo não é tão difícil (e quem estuda russo no Clube Eslavo já sabe isso). Na verdade, o que é difícil para um estrangeiro, é entender sobre o que ele pode falar ou não na Rússia. Nós reunimos os principais assuntos restritos. Muitos deles podem gerar um grande conflito.

P.S. Nós ficaremos muito felizes se nossos amigos russos ajudassem escrevendo nos comentários outras coisas que não são uma boa idéia de falar em antigos países da USSR ????

Então, sobre o que melhor não falar na Rússia:

1. Salário ou dinheiro. Os russos nunca falam sobre seus salários. Eles discutem sobre isso, no máximo, com membros de suas famílias. Esse assunto é considerado como muito íntimo. Se você perguntar um russo sobre seu salário, provavelmente que ele se surpreenderá e depois de um instante responderá com uma piada tipo: «não se preocupe, eu tenho dinheiro para comprar comida e para pagar minhas contas». Da mesma forma, não pergunte sobre o valor das coisas. Você somente pode perguntar um vendedor sobre isso numa loja.

2. Religião. Na Rússia, as pessoas são bastantes conservadoras se falar sobre religião. Cada um tem a sua, e ninguém se interessa por religião dos outros. Falar sobre Deus na sociedade não é bem aceito. É uma coisa muito íntima. Os russos não conversam sobre isso, nem mesmo com os amigos.

3. Orientação sexual. É claro que, na Rússia, existem gays e lésbicas. Nas cidades grandes, eles podem viver despercebidos. Lá Isso não é uma coisa muito bem aceita. É um tabu até mesmo falar sobre isso. A maioria dos russos tem pavor de aparecer um gay na sua família.

4. Política. A cada dia os russos vejam na TV que os inimigos estão cercando país deles. O principal inimigo da Rússia (se acreditar à televisão) é os EUA. Se você não concorda com isso, é melhor ficar em silêncio. Os russos confiam muito em mídia russa.

5. É irônico, mas a maioria dos russos odeiam o governo russo. Eles podem falar com você sobre a burocracia, a corrupção, a má polícia… MAS se você falar sobre isso terá grandes problemas. Só os russos podem falar mal do governo russo. Mas você pode falar isso sobre o governo brasileiro mesmo. Kkkkkkkk.

6. Dicas. Os russos odeiam quando uma pessoa tenta dar algum conselho. A maioria acha que já sabe sobre o que fazer com a própria vida. Eles podem até reclamar de vida, porém isso é apenas pra ter do que reclamar mesmo. Os russos gostam de sofrer. Não os incomode de desfrutar disto e não se surpreende que na pergunta “como vai?” em vez de “tudo bem” vai ouvir um breve relatório.

7. Elogios. Se você quer fazer um elogio para um russo, você pode falar sobre seus belos olhos, como está cheiroso, ou até mesmo de sua roupa elegante. MAS nunca fale sobre a bunda, peitos, ou algum aspecto físico de conotação sexual. Isso é muito mal visto e não aceitável pela maioria da sociedade.

8. Detalhes íntimas. Os brasileiros são bem abertos e falam sobre qualquer assunto, que pelos os russos pode ser considerado como vulgar. As mulheres nunca falam na frente dos outros sobre menstruação, menopausa, estrias no corpo etc. Esses detalhes podem ser revelados somente para mãe, irmã ou melhor amiga. E claro que para os homens esse assunto é tabu!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.

  • Diego Rafael

    belas dicas, Andrei!! é uma pena que orientação sexual seja um tabu tão grande nesse país maravilhoso

  • Bruna Benevenutti

    Europeus tem fama de “fechados” mas acho que brasileiro é que tem mania de ser inconveniente e falar muito de assunto que causa barraco.
    Na minha família pelo menos, aniversário é hora de ficar discutindo política e religião.
    Quando alguém fica doente, tem 200 pessoas dando conselho de remédio e médico, sem ninguém pedir. E mulheres grávidas, coitadas, parece que o filho não é da mulher, é de todo mundo que fica passando a mão na barriga e dando opinião sobre tudo.

  • Deixar restos de comida no prato é algo não bem visto pelos russos. Coloque sempre o que aguenta comer e nunca deixar restos no prato.
    Os brasileiros sempre tem esse costume de dizer o que vai fazer no toalete,isso é muito comum. Na Rússia isso soa feio e vulgar, nunca diga o que vai fazer no toalete na Rússia ou até mesmo perante um russo.
    Sobre gays e lésbicas, esse assunto ainda é tabu na Rússia é claro,mas eu percebi que nas cidades grandes esse assunto esta sendo cada vez mais aberto,uma vez que já vi duas meninas beijando-se numa praça em frente a catedral izaac em São Petersburgo por volta das 15 horas. É claro que você chegando lá , não aconselho tal atitude,pois os russos ainda estão aprendendo a lidar com isso.
    Nunca assobiar para uma mulher ou na frente de mulheres na Rússia, pois isso soa feio e você poderá ser mal interpretado. Assobiar para mulheres na Rússia é somente para prostitutas, esta ai o porque.
    Cuspir na rua ou onde tem pessoas proximas é muito feio. Aconselho nunca fazer isso na Rússia.

  • Catena’s Beauty Atelier

    Maior dica: não seja gay na Rússia. Eles são extremamente homofóbicos.

  • Allan C. Viana

    Bom !!