🇷🇺 Sushki – petiscos para chá

Desde tempos antigos na Rus ou Rutênia (o país que existiu antes da Rússia, Ucrânia e Belarus), a riqueza da casa russa foi avaliada pela quantidade de pão nela. As paredes estavam decoradas com os produtos à base de farinha. Os mais populares eram cушки (pronúncia: súchki, conhecido pela transliteração em ingles como sushki, famoso na Rússia), бублики (pronúncia em russo búbliki, com a origem da Ucrânia onde a pronúncia é búblêkê) е баранки (baránki, com a origem da Belarus). Hoje nós vamos aprender a preparar súchki cujo nome veio da palavra сушить (súchêty) – secar. Inicialmente, os súchki eram o produto de massa destinado à armazenagem para o inverno.

Não é fácil de explicar por que os russos adoram este prato. Talvez seja, porque quando eram crianças, não tinham mais nada para comer com chá doce?.. Hoje, sushki (ou súchki) é um dos pratos nacionais, embora simples e de aparência não muito bonita. Faça uma surpresa para seus amigos russos!

Ingredientes:
Ovos – 5 um
Leite – 100 ml
Farinha (pode usar farinha de primeira classe) – 500 gr
Agua – quantidade necessária
Óleo vegetal para untar a assadeira
Sal e açúcar – a gosto

 

Como preparar:
É muito fácil! Só uma pessoa muito preguiçosa não irá querer cozinhar isto 🙂


1. Sove a massa de farinha, leite e ovos. Se nessesário, acrescente água. A massa não deve ficar muito molhada; por isso não acrescente muita água. Não se esquesça de adicionar sal e açúcar a gosto.


2. Abra a massa, mas não muito finamente. A largura da massa deve ser de cerca de 0,5 centímetro. Agora pegue dois copos diferentes: um pequeno e um grande. Com o grande, corte um círculo. Agora pegue o copo pequeno e faça um buraco dentro do círculo. O primeira sushka está quase pronto! 🙂 Da mesma forma, faça as outras sushki.


3. Leve uma panela com água para o fogo até que ferva. Coloque em água fervente alguns sushek. Quando já estiverem cozidos, tire-os da água e espalhe em uma assadeira (não se esquesa de untar a assadeira com óleo vegetal!). Você tambem pode lubrificar as sushki.


4. Leve ao forno à 200 graus por cerca de 30 minutos (a sushka está pronto quando a crosta estiver dourada).

500 gr da farinha, 5 ovos e 100 ml de leite, rendem aproximadente 64 susheks! Você poderá comer isto vários dias, mas se tiver mais gente em casa, acabará muito rápido, kkkkk 🙂 pois é MUITO gostoso! Mas não se esqueça fazer um chá de íngreme, quente e doce.
Bom proveito, amigos!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.

  • Comigo Ninguém Pode

    Devido o frio as comidas são calóricas , não pode ser rotina no Brasil…

    • Os salgadinhos do Brasil e a feijoada tem bem mais calorias do que este 🙂

      • O Poderoso ChefãoII1974

        Tem sim…. não falei como algo negativo..falei apenas associando a predominância do clima frio que favorece a culinária …. temos diversos pratos no Brasil que nem deveria existir, mas a cultura é muito variada,no nordeste agora nas festas juninas ,

        • Eu nem pensei que você falou negativo 🙂 Mas os russos que vem morar no Brasil consideram comida daqui muito pesada e gordurosa. Mas todos gostam dos legumes, grutas e churrasco 🙂