Teatro Bolshoi (Большой театр)

Escrito por Marion Nicard des Rieux

Localizado no centro de Moscou perto do Kremlin o teatro Bolchoï, que significa “Grande”, é um dos maiores teatros do mundo, com duas datas de fundação: Março de 1776 e Janeiro de 1825.

Moscou-Bolshoi-Theare

Sua primeira fundação, em março de 1776, ocorreu quando a Imperadora Catherine II (1729-1796) autorizou que o principe Pyotr Vassilyevtich Ouroussov cuidasse da programação de peças de teatro e concertos. O mesmo iniciou então a construção do teatro, às margens do rio Neglinka, associado ao inglês Mikhail Medoks (1747-1822).

O teatro, localizado na Petrovka Street, derivou o nome da rua em que se encontrava (foi posteriormente a ser chamado de Teatro Old Petrovsky ) e recebeu em 1777 a primeira mundial do Lago do Cysnes do Tchaïkovky (Пётр Ильич Чайкoвский – 1840-1893) .

Depois de um incendio que devastou o teatro (Grande incendio de 1812), o arquiteto russo, Joseph Ivanovitch Bové (1784-1834) desenhou as novas plantas do até entao Teatro Petrovksy, que posteriormente se tornou o conhecido Teatro Bolshoi. Eles construiram um predio monumental, com 8 colunas e uma estátua com o Deus Apollon – símbolo de movimento constante da arte e da vida.

Finalmente em Janeiro 1825, o Teatro Bolshoi foi inaugurado, distinguindo-se completamente do teatro Maly – que significa Teatro Pequeno (1806). O teatro neoclassico, ríval de outro grande conhecido “La Scala” de Milano (1778), possui suntuosidade em sua contrução com seu interior vermelho e dourado, sua sala de espetaculo de 5 baías de assentos, 650 metros quadrados, altura de 21 metros, seu teto pintado de 1000 sqm e o seu lustre de cristal.

No inicio, o Bolshoi apresentou apenas espetáculos Russos, e somente em 1840 vários outros compositores estrangeiros começaram a se apresentar no Teatro.

Embora o teatro Bolshoi tenha inaugurado em 1825, a cronologia começou a partir de 1776. Desta forma, em 2006 foi celebrado o seu 230°de aniversário.

O histórico teatro presenciou diversos regimes e histórias. Lá, Stalin (1878-1953) pronunciou vários de seus discursos, e foi la que a morte de Lenine (1870-1924) foi anunciada.

Em Julho 2005 o teatro fechou para uma reforma que durou 6 anos (tiveram 03 anos de atraso) e custou 500 milhoes de Euros (16 vezes mais que o orçamento previsto inicialmente). Hoje a superficíe do teatro dobrou, isso por causa dos 5 andares de subsolos “técnicos” embaixo do palco principal. Diariamente cerca de 2311 pessoas trabalharam para que o teatro volte a ser o maior teatro do mundo.

Bolshoi-Theare

Sala de espetaculo do Bolchoï

Apesar de diversos incendios e guerras, o teatro Bolshoi, renasceu diversas vezes das cinzas tal como um Fenix, para que possamos admirar ainda hoje O monumento grandioso que faz jus ao seu nome.

Catherine II

Catherine II

Imperial Bolshoi Kamenny Theatre

Imperial Bolshoi Kamenny Theatre

Teatro Maly

Teatro Maly

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Membro do Clube Eslavo
Membro do Clube Eslavo

Eu faço parte do Clube Eslavo e gostaria de compartilhar com todos vocês, que estão lendo este blog, minhas experiências e conhecimentos. Convido vocês a se juntar conosco no grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/cluberusso/ Caso você também ficou com vontade de compartilhar conosco uma coisa interessante envie, por favor, e-mail para contato@cursorusso.com.br e coloque no campo de "assunto" - artigo para Clube Eslavo. Seu artigo vai tirar dúvidas de muita gente ou contar uma curiosidade nova. Você também pode marcar uma entrevista sobre sua experiência e ela será curtida no canal do Clube Eslavo no Youtube e divulgada em outras redes sociais.