🇺🇦 Recheios para vareniki – prato ucraniano

Vareniki é um prato típico ucraniano feito de massa fresca com recheio. A pronúncia do nome em ucraniano é varénêkê (вареники). No país-vizinho Polônia este prato se chama pierogi e devido a influência do idioma polonês esse nome podemos ouvir no interior da Ucrânia Oeste ou entre os descendentes ucranianos no Paraná. Em idioma ucraniano literário a palavra com a pronúncia parecida пироги (pêrorrê) significa tortas no plural ou пиріг (pêríh) no singular, ou seja, massa recheada assada.

A palavra вареники tem mesma raiz que варити (varêtê) – cozinhar. Muitos outros povos têm prato parecido, ou seja, massa recheada. Os vareniki tem forma de lua crescente. A preparação leva bastante tempo: você precisa primeiro preparar a massa, depois preparar o recheio e, finalmente, esculpir os vareniki um por um. Mas a parte boa que os vareniki congelados podem ficar no freezer até 90 dias e na hora de bater fome você pode ferver água e cozinhar apenas 5-7 minutos.

A massa é geralmente preparada a partir de farinha de trigo, ovos e leite ou água. Mas a receita pode ser bastante simples e incluir apenas farinha, água e sal. Mesma receita de massa pode encontrar no artigo sobre pelmeni. Por isso esse prato serve muito bom para vegetarianos e veganos.

Variedades de recheio para vareniki podem ser diferentes, e tanto salgados quanto doces. Se o recheio é de frutas, pode ser adicionado um pouco de açúcar à massa.

 

Ideias para recheios:

  1. Recheio de ricota ou queijo cottage

Misture bem a ricota ou o queijo cottage (500 g), 1 ovo, 2 colheres de sopa de dill (endro) picado e uma pitada de sal.

 

  1. Recheio de cogumelos 

800 g de cogumelos, 1-2 cebolas, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto. Os cogumelos frescos enxaguam, limpam, picam e cozinham em uma panela fechada com pequena quantidade de água até ela evaporar. Frite as cebolas picadas. Passe os cogumelos com cebolas através de um moedor de carne, adicione sal e pimenta.

 

  1. Recheio de batatas e cogumelos 

500 g de batatas, 30 g de cogumelos secos, 2-3 cebolas, 6 colheres de sopa de óleo vegetal. Descasque as batatas e faça o purê. Adicione cebolas e cogumelos picados e fritos no óleo vegetal.

 

  1. Recheio de batata e fígado 

Batatas (3-4 unidades) cozinhe e passe através de uma peneira. Passar fígado cozido (150 g) através de um moedor de carne. Misture tudo com cebola picada e frita.

 

  1. Recheio de repolho 

500 g de repolho, 1 cenoura, 1 cebola, azeite para fritar, sal. Descasque e rale a cenoura e a cebola e os frite no azeite por alguns minutos. Corte o repolho, adicione a frigideira e refogue no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar pronto. Adicionar e sal ao gosto. O repolho deve ficar marrom. Esfrie antes de colocar na massa.

Se você planeja usar chucrute para recheio, você precisa refogá-lo no óleo vegetal.

 

  1. Recheio de batata 

500 g de batatas, 1 cebola, 70 g de manteiga, pimenta do reino, sal. Descasque batatas, corte em pedaços grandes e cozinhe em água salgada. Drene a água, adicione manteiga à panela e prepare o purê. Frite cebola bem picada em óleo vegetal até uma bela cor avermelhada. Misture tudo.

 

  1. Recheio de batata com ricota ou queijo cottage

250g de batata, 250g de ricota ou queijo cottage, sal a gosto. Descasque batatas, corte em pedaços grandes e cozinhe em água salgada. Drene a água, adicione manteiga à panela e prepare o purê. Misture bem com ricota ou queijo cottage.

 

  1. Recheio de cerejas 

Cerejas frescas ou descongeladas (500g), drenadas de excesso de suco, secas. Misture com açúcar (150 g). Da mesma forma, você pode fazer recheio de ameixas.

 

  1. Recheio de ricota ou queijo cottage doce 

500 g de queijo cottage ou ricota, 1 ovo, 3 colheres de sopa de açúcar, 0,5 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de manteiga. Amasse bem queijo cottage ou ricota até a consistência ser homogênea, adicione açúcar, gema, manteiga derretida, sal e misture bem.

 

  1. Recheio de maçã 

Descasque maçãs maduras macias (500 g), tire sementes e núcleos, corte em tiras, adicione açúcar (1/3 de xícara), deixe em repouso durante 15 minutos.

 

Todos os tipos de vareniki sempre servem quentes, acompanhados com a smetána. Pra vareniki com a batata ou repolho as vezes fritam separado cebola com beicon e passam por cima.

Os ucranianos adoram vareniki tanto que em Cherkassy (Черкаси, pronúncia Tcherkássê) foi erguido um monumento em homenagem de varenik. O autor é o escultor e artista da Ucrânia Ivan Fizer (Иван Физер).

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.