Videoteca

Para aluno que estuda idioma russo, e aliás qualquer idioma estrangeiro, é muito importante treinar sua audição, pois no início ouvindo uma língua diferente não conseguimos identificar onde uma palavra termina e a outra começa.

A solução deste problema já é mais fácil para alunos do nível intermediário e avançado por que sua base de vocabulário já permite assistir filmes ou jornal. Para alunos que são iniciantes e do nível básico já é um problema sério por que os tipos de vídeo citados a cima são complicados e os desenhos infantis russos incluem muita coisa folclórica cujo vocabulário não vai ajudar na vida cotidiana e acaba de ser esquecido.

Outro problema dos desenhos animados é que a voz das personagens na maioria das vezes está alterada que torna o áudio ser difícil para entender. Mais uma dificuldade que os alunos podem encontrar é que muitas vezes os personagens usam metáforas que também não é bom para nível de iniciantes. Claro que seria ideal usar desenhos animados da Rússia mesmo, mas depois que analisei vários cheguei à conclusão que o desenho da Peppa Pig mesmo que seja desenho da Inglaterra é ótima solução, pois possui frases cotidianas com construção simples e boa articulação, as vozes dos personagens não são alteradas demais e é fácil para entender. Então criando texto de legenda em russo e em português do lado com explicações das regras de gramática e das construções diferentes ajudamos aos alunos com nível de iniciantes e básico conseguir se aproximar ao idioma russo, entender princípios da construção da frase e criar seus primeiros diálogos.

Veja os vídeos em nossa videoteca de acordo com seu nível:

 
mautic is open source marketing automation