“Férias” em russo

Escrito por Francisco Cano de Oliveira (aluno do Clube Eslavo)

Estamos de volta às aulas, mas vamos falar um pouco das férias! Férias é uma palavra que deriva do latim “feriae”, que era considerado o dia em que os romanos não trabalhavam por razões religiosas – que hoje, no Brasil, chamamos de feriado ou dia santo. No inglês e nas outras línguas latinas temos “vacaciones” (espanhol), “vacances” (francês), “vacazione” (italiano) e “vacations” (inglês). Nesses casos, todas as palavras têm origem do latim “vacationem” (lazer, folga). Esta, por sua vez, deriva de “vacare” (livre, vácuo, vazio, falta). Elas são utilizadas tanto para as férias escolares como para as laborais.

Ainda que a palavra férias tenha derivado de palavras distintas do latim, há entre Brasil (Бразилия), Espanha (Испания) , França (Франция) e Itália (Италия) uma grande semelhança: todos eles consideram o verão o melhor período para sair de férias e aproveitar o calor do verão!

Mas como se diz “férias” em russo? A palavra para férias, sempre no plural como nos idiomas já citados, é “каникулы” (férias escolares) – há também a palavra “отпуск (férias do trabalho). Quando li a palavra russa pra férias escolares pela primeira vez, lembrei-me da expressão francesa “C’est la canicule!(Faz um calor do cão!). Movido pela curiosidade, fui buscar a origem da palavra.

Canícula vem do latim “canícula”, diminutivo de “canis” (cão), que significa “cão pequeno”. E Canicula é justamente o nome que astrônomos da Antiguidade deram a uma estrela (звезда) pertencente à constelação “Cão Maior”, mas que também é conhecida como a estrela Sírius. Esta é a estrela mais brilhante do céu (небо) depois do Sol (Солнце). Para os egípcios, a estrela Sírius era considerada a “estrela do calor”

“Canícula” (ou calor do cão), no português, é um termo também empregado em outros idiomas para fazer referência às intensas ondas de calor que se instalam num determinado período do ano devido a bloqueios atmosféricos. Isso acontece quando há a aparente passagem do disco solar pela constelação de “Cão Maior” e que ocorre durante o verão (лето) do Hemisfério Norte no mês de agosto, e em fevereiro no Hemisfério Sul. É o período do ano em que a estrela Sírius está em conjunção com o Sol.

Agora já podemos compreender o porquê de no russo a palavra férias ser “каникулы”. Os russos vivem tanto tempo na escuridão do inverno (зима) que basta uma onda de calor para comemorarem e aproveitarem o sol do verão! Só poderiam, então, utilizar uma palavra que caracterizasse poética e astronomicamente falando a luz e o calor do sol!

Bibliografia:

Dicionário Houaiss Eletrônico

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canícula

Ça m’intéresse: la curiosité en continu: https://www.caminteresse.fr/culture

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Membro do Clube Eslavo
Membro do Clube Eslavo

Eu faço parte do Clube Eslavo e gostaria de compartilhar com todos vocês, que estão lendo este blog, minhas experiências e conhecimentos. Convido vocês a se juntar conosco no grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/cluberusso/ Caso você também ficou com vontade de compartilhar conosco uma coisa interessante envie, por favor, e-mail para contato@cursorusso.com.br e coloque no campo de "assunto" - artigo para Clube Eslavo. Seu artigo vai tirar dúvidas de muita gente ou contar uma curiosidade nova. Você também pode marcar uma entrevista sobre sua experiência e ela será curtida no canal do Clube Eslavo no Youtube e divulgada em outras redes sociais.