Fusos horários na Rússia

Como distinguir um morador de Moscou algum outro de qualquer outra cidade ou aldeia? Pergunte para ele: “Que horas são na Rússia”?

image

O segredo é que para os moradores de Moscou, “a Rússia”, é apenas a cidade de Moscou, entretanto, para os moradores de outras cidades, a Rússia não se resume apenas a sua capital e sim todo o país que é muito grande por sinal.

Quando você perguntar para um “Moskvich” (москвич, um morador de Moscou) que horas são, ele te responderá apenas o horário da capital Moscou, mas sem te informar que esse é o horário da Capital. Considerando assim todos os outros fusos horários do país inexistentes.
Se você perguntar o horário para habitantes de outras cidades ou aldeias, irão te perguntar de qual parte exatamente do país você quer saber. Ou simplesmente te dirão o horário da cidade deles, porém te informando que esse não é o mesmo horário da Capital.

A Rússia é um país vasto. Por este motivo, existem 11 fusos horários. E quando os habitantes de Kamchatka estão acordando no dia novo para ir para o trabalho, os habitantes de Kaliningrad só estão se preparando para o jantar. É difícil de acreditar, mas a diferença entre o leste e o ponto mais ocidental da Rússia é de 10 horas. Sim, isso trás enormes prejuízos para o país. Por exemplo: um gerente de Kaliningrad nunca pode conversar com os colegas que moram em Kamchatka porque o seu horário de trabalho não nunca coincidem.

A partir de 2010, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev (que neste momento, ocupa o cargo de presidente do governo) tentaram melhorar a situação. Ele mudou o fuso horário em diferentes regiões do país, para tornar as coisas mais faceis (em termos de número de fusos horários). Mas essa idéia não pegou. A mudança de fuso horário levou a uma situação absurda. Por exemplo: aldeias vizinhas podem ter diferenças de fuso em até de 2 horas.

Na Rússia hoje em dia, é exatamente como há muitos anos atrás – ainda existem 11 fusos horários. Portanto, tenha cuidado quando viajar pelo país através de avião. A hora de partida e de chegada sempre aparece na hora local (de cada cidade).

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.