Lugar incrível na Rússia: Man-Pupu-Ner

Man-Pupu-Ner

Um dos lugares incríveis na Rússia são Pilares do intemperismo no planalto de Man-Pupu-Ner na República de Komi. Cerca de 200 milhões anos atrás no lugar dos pilares de pedras estavam altas montanhas. Os milênios passaram. Chuva, neve, vento, frio e calor devagar destruíram montanhas, e especialmente as rochas porosas. Os quartzo-sericitas xistos, por quais são compostos os pilares, foram destruídos menos e estão preservados até hoje, e as rochas porosas foram destruídas por intempéries e demolido pelo vento e pela água.

São 7 pilares em total. Os 6 estão numa linha reta, mas um está separado. A sua altura é de 30 a 42 metros. E todos eles possuem um contorno místico.

No passado, lá era um lugar do culto religioso do povo Mansi. Na língua desse povo Man-Pupu-Ner Mansi significa “Pequena Montanha dos Ídolos”. Era proibido entrar nesse território.

Man-Pupu-Ner-2Segundo a lenda, os pilares de pedras antigamente eram uma família de gigantes, que caminhavam pelas montanhas para destruir povo Vogul. Mas, depois que subiram no planalto, o seu líder, o xamã, viu na sua frente a montanha sagrada do povo Vogul que se chama Yalping-Ner. Com medo, ele jogou seu tambor ao cume da montanha e todos os sete gigantes com medo se tornaram rochas. Desde então, eles estão neste planalto e o topo da montanha se chama Koyp que significa “tambor”.

Turismo para o Man-Pupu-Ner para pessoas não treinadas é possível somente de helicóptero. Nesse caso pode descer e subir de novo.

A caminhada é possível apMan-Pupu-Ner-1enas para pessoas bem treinadas e experientes. O percurso a pé geralmente leva cerca de duas semanas.

O clima nestas montanhas do norte é muito frio e imprevisível. Com neblinas frequentes é difícil de enxergar os pilares de intemperismo e fica fácil de se perder.

Man-Pupu-Ner pilaresMan-Pupu-Ner está localizado na região Troitsko-Petchorsky (versão em
inglês Troitsko-Pechorsky District, versão em russo: Троицко-Печорс
кий район) da República Komi, entre os rios Pechora e Itchotlyaga. Este lugar pertence à Reserva Nacional Petchoro Ilêchsky (Печоро-Илычский заповедник) e para visita-lo, a fim de evitar problemas, é necessário obter a autorização da administração. Também a Reserva organiza para os turistas uma caminhada de 10 dias pelo planalto Man-Pupu-Ner. No verão de 2011, este serviço custava 13 mil rublos, que incluía hospedagem em hotel da Reserva, entrega até Ust-Lyaga, serviço do guia turístico, banya (sauna russa). Website oficial da Reserva: www.pechora-reserve.ru.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.