Masha e o urso

Escrito por Paulo Gustavo

Este artigo é para apresentar a vocês desenho russo muito interessante, produzido pelo estúdio “Animaccord”: Masha e o urso (Маша и медведь).

O desenho se passa em uma floresta, e Masha e sua irmã são os únicos personagens humanos. Masha tem mais ou menos 2 anos, e vive sob cuidados de um urso, a quem chama “Mishka”. Além dos três, temos dois lobos, que são “médicos” dos demais animais, um coelho, esquila, um tigre, um porquinho, um cachorro, um bode, um pinguim, um panda, outro urso e uma ursa.

O desenho conta as travessuras de Masha, que constantemente visita o urso para ter companhia e brincar. O urso passa boa parte de seu tempo com a menina, e no decorrer da série demonstra afeição por ela. Entretanto, muitas vezes fica impaciente e nervoso com ela. Os outros animais participam das peripécias e também aprontam bastante. A série trata de temas como amizade, companheirismo, trabalho em equipe, cotidiano de uma criança, contos infantis e pode ser assistida por pessoas de todas as idades.

“Masha e o urso” é transmitido em vários países, e pode ser encontrado no site de vídeos youtube. São 52 episódios em russo; há também alguns traduzidos para outras línguas, inclusive com legendas. Na televisão, os episódios podem ser conferidos nos canais Boomerang e TV Cultura. Há um site sobre a animação em português: “www.mashaurso.com”, um em inglês: “www.mashabear.com”, e o original em russo: “mashabear.ru”.

E agora você deve estar se perguntando: estou interessado em assistir, mas desenho é russo, como vou traduzir as falas sem saber a língua russa? Não se preocupe. Só Masha e a irmã dela falam, os outros animais só emitem sons. E não precisa saber língua russa para compreender, porque as situações apresentadas são de entendimento intuitivo. Claro, se você souber língua é muito melhor! Então, vamos estudar russo?!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Membro do Clube Eslavo
Membro do Clube Eslavo

Eu faço parte do Clube Eslavo e gostaria de compartilhar com todos vocês, que estão lendo este blog, minhas experiências e conhecimentos. Convido vocês a se juntar conosco no grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/cluberusso/ Caso você também ficou com vontade de compartilhar conosco uma coisa interessante envie, por favor, e-mail para contato@cursorusso.com.br e coloque no campo de "assunto" - artigo para Clube Eslavo. Seu artigo vai tirar dúvidas de muita gente ou contar uma curiosidade nova. Você também pode marcar uma entrevista sobre sua experiência e ela será curtida no canal do Clube Eslavo no Youtube e divulgada em outras redes sociais.                                                                                                                        

  • Corrigindo uma coisa: Dasha (ou Tasha) é prima da Masha.