🇷🇺 🇺🇦 🇧🇾 Panquecas – blini ou naleśniki

blinyOs brasileiros chamam este prato de panqueca, os franceses de crepes, os poloneses de naleśniki, os ucranianos de налисники (nalêsnêkê) e os russos de блины (blinê). A palavra блин (blin) em idioma antigo-eslavo era млинъ (mlin) e originalmente significava uma refeição de farinha. Na linguagem ucraniana, por exemplo, a palavra млин (mlên) significa “moinho”.

Provavelmente que para povo eslavo antigo as panquecas eram comida ritual ou, melhor, memorial. Isto se manifesta no fato de que as panquecas são um atributo freqüente na celebração do funeral na Rússia e nas outras terras eslavas. Pela mesma razão, as panqueca-com-caviarpanquecas são atributo indispensável da semana de Maslenitsa. Hoje em dia as panquecas praticamente já não são consideradas como uma refeição ritual, e tomaram seu lugar na refeição do dia-a-dia dos russos e outros povos eslavos.

 

Pode ser que você já sabe fazer panquecas com receita do Brasil, mas desta vez vamos fazer panquecas seguindo uma receita popular dos paises eslavos.

 

 

 

panquecas-russasIngredientes para 4 porções:

farinha de trigo (пшеничная мука – pcheníchnaya muká) – 400 g

açúcar (сахар – sáhar) – 3 colheres de sopa

ovos (яйца – yáytsa) – 4 unidades

leite (молоко – malakó) – 1 litro

uma pitada de sal (щепотка соли – chtchyepótka sóli)

óleo vegetal (растительное масло – rastítyelynaye másla) – 3 colheres de sopa

 

blini-com-carnePreparação:

  1. Bata os ovos com o açúcar, gradualmente introduza a farinha e o sal.
  2. Despeje o leite e misture delicadamente até ficar homogêneo.
  3. Deixe por 20 minutos.
  4. Adicione o óleo de massa vegetal e frite as panquecas em uma frigideira aquecida fortemente. Não se preocupe se a primeira tentativa não foi bem sucedida. Mesmo na Rússia, há um ditado que diz “первый блин всегда комом” (pyérvêy blin fsyegdá kómam), o que significa “a primeira panqueca sempre se-torna um torrão”. Isso significa que não precisa ficar preocupado quando não conseguimos fazer certo pela primeira vez. Vai sair bom nas próximas.

blini-com-quiejoRecheios:

Tem vários tipos de recheios tanto salgados quanto doces. Entre salgados, além de caviar e salmão defumado, como todos estão acostumados ver nas imagens da internet, vai muito bem recheio com ingredientes moídas tais como carne moída frita com cebola, ricota ou queijo branco com ervas finas, fígado com cenoura e cebola etc. O recheio doce já é mais fácil por que isso pode ser qualquer geleia.

Приятного апетита! (priyátnava apyetíta) – Bom apetite!

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • Loyanne Lima

    Nesse final de semana fiz panquecas, o recheio foi de carne moída com queijo e o molho com cebola, azeitona, tomate, pimentão e hortelã para dar um gostinho especial. Ficou super!))))

  • Rodrigo Salamandac

    Prato incrível. Foi o prato da minha recepção por meus parentes quando visitei o interior da Moldávia =]