Tenho uma namorada russa …

Namorada RussaMe parece que agora no Brasil surgiu uma tendência de arrumar uma namorada eslava (russa ou ucraniana) pela internet. No entanto é mais raro encontrar uma moça do Brasil que está procurando um namorado da Rússia. Geralmente eles encontram seu destino trabalhando na mesma empresa, viajando para estudar na Rússia, na festa dos amigos etc. Eu recebo várias perguntas, pedidos e reclamações sobre golpes. Claro que geralmente no blog todos colocam somente as perguntas, mas sobre os golpes escrevem mais por e-mail. Mas é bom colocar uma referência destes sites nos comentários para outras que pessoas não vão pelo mesmo caminho.

 

Sempre há uma história parecida –

eu encontrei uma moça linda no site de relacionamento ou de encontro (rede social é mais raro). Ela até já me mandou as fotos da família, mas infelizmente é pobre e nem tem internet para conversar (usa na lanhouse) e nem mesmo celular etc. Nós planejamos nosso futuro e ela fala tanta coisa para mim que eu estou apaixonado e em breve ela virá para o Brasil, mas está difícil e caro fazer seu passaporte. E depois de um tempo – eu mandei dinheiro para ela fazer o passaporte e comprar as passagens, mas ela não veio … que estranho que ela sumiu … me ajude encontrá-la …

É necessário tomar cuidado com as “moças” (ou “moços”) virtuais e eu aconselho primeiro visitá-la no país dela, conhecer sua família e os costumes. Isso não é uma garantia, mas já é maior probabilidade que esta pessoa possui alguns planos com você de verdade.

Mas tudo bem. Já foi decidido que ela irá para Brasil. Então qual é a  forma de trazé-la para cá?

  1. É necessário possuir passaporte para o exterior. Valor do passaporte na Rússia é de R$ 157,00 (2.500 rublos) para 10 anos ou de R$ 63,00 (1.000 rublos) para 5 anos. Na Ucrânia os valores são parecidos.
  2. Comprar passagens. Neste caso pode solicitar os dados dela, comprar as passagens eletrônicas e enviar por e-mail.
  3. Assim que chegar ao Brasil o estrangeiro precisa se registrar no órgão de imigração (Departamento da Polícia Federal).

Um russo ou um ucraniano ao entrar no Brasil fica classificado como turista pela Polícia Federal não precisa do visto e tem direito de estada de até 90 dias. Após deste prazo pode solicitar o visto de turista na Polícia Federal para mais 2 meses. Depois deve se retirar do território brasileiro podendo apenas retornar depois de seis meses.

namorada russaConsiderando que sua namorada poderá ficar aqui só 5 meses, é muito pouco tempo conseguir entender todos os seus costumes, cultura e hábitos enquanto ela está no Brasil. Tudo isso fica como um conto de fada, bonito demais para ser parecido com a realidade. Mas acho que não é uma boa idéia se casar na hora. Já que você vai trabalhar e ela vai ficar o dia inteiro em casa sem poder sair porque não fala a língua brasileira, não tem amigos, não tem nenhuma atividade na vida. Pode ser que ela gosta da vida assim ou se acostumar com tempo, mas pode ser que não. Então o é melhor deixá-la escolher se gosta do país com todos os seus costumes tão diferentes ou não.

Existe outra forma de conseguir a permanência no Brasil sem casar – visto de estudante. Primeiro é necessário encontrar uma faculdade que ofereça curso de letras ou curso de português e perguntar quais documentos são necessários para poder estudar lá. Se for em São Paulo posso aconselhar a faculdade Mackenzie. Pode ir lá pessoalmente ou fazer uma procuração para despachante, para preencher todos os documentos necessários. A faculdade emite um convite dizendo que é necessário registrar o documento no cartório. Depois precisa levar para o consulado do Brasil no território da Rússia ou Ucrânia com os seguintes documentos:

  • Passaporte,
  • Certidão de antecedentes criminais,
  • Certidão de nascimento,
  • Convite da faculdade,
  • Uma foto 3×4 com fundo branco,
  • Convênio médico
  • Comprovante de renda dos pais mostrando que eles podem te sustentar durante o curso ou uma carta do brasileiro que será uma garantia financeira. A carta precisa ter reconhecimento da firma no cartório.

Se vocês decidiram se casar, vamos então ver o que é necessário para o visto de casamento. Esta solicitação é feita através de um processo administrativo junto ao Ministério da Justiça por intermédio da Polícia Federal e com base no casamento, ele pode ser solicitado na modalidade de permanência no Brasil. Todos os documentos necessários para o casamento precisam ser traduzidos para português com ajuda de tradutor juramentado no país do estrangeiro, legalizados no Ministério da Justiça de lá, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia é o consulado do Brasil no território do estrangeiro:

  • Certidão de Nascimento
  • Declaração de Estado Civil
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Antecedentes Criminais
  • Sentença de Divórcio ou certidão de casamento anterior com a averbação de divórcio.

Depois de trazer estes documentos para o Brasil, precisa verificar no cartório quais documentos a mais serão solicitados. Pelo que eu lembro foi novamente a tradução juramentada de todos os documentos aqui no Brasil, cópia autenticada de todas as páginas do passaporte. Não lembro mais quantas fotos. É sempre bom perguntar por que às vezes pode mudar alguma coisa.

Se vocês finalmente passaram por toda essa burocracia para ser esposa e marido, parabéns a vocês! Agora só sobrou solicitar a permanência definitiva no Brasil e esta informação vocês podem encontrar no site da Embaixada do Brasil na Rússia ou do Ministerio da Justiça.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • marcos

    se pudesse voltar no tempo teria pago a snizhana um curso de ucraniano e um curso de português para a ucraniana. Certamente ela detectaria que a mulher com quem eu estava falando não agia como uma ucraniana apaixonada e provavelmente essa ucraniana não iria se interessar pelo curso de português. Eu não estaria tão triste e frustrado e ainda disposto a fazer um tour pela Ucrânia ou pela Rússia.

    A snizhana foi super prestativa mesmo sem que eu pagasse o curso dela.

  • marcos

    bom. eu desabafei um pouco. Mas sigam suas vidas. o nome da última scam era Natalia. Acho que ela estava interessada por mim no começo mas depois de um tempo mudou o padrão de mensagens e se focou em conseguir o passaporte e passagem para o Brazil e tirar dinheiro de mim. Depois de um tempo pediu pra mandar dinheiro no nome de outra pessoa que não era o dela. Ela disse que era por causa de roubos e coisas assim.

    não sejam tolos. façam as coisas sempre com um pouco de desconfiança.

    respostas rápidas, necessidade de dinheiro, passaportes, etc.. ela pede para mandar dinheiro no nome de outra mulher.
    esses são os nomes

    natalia zadorozhnaya.
    katerina osheyko.

  • marcos

    Mais uma vez a professora de russo se dispôs a ajudar! Uma pessoa com bom
    coração que passou por muitos apertos e sofrimento no Brasil e, mesmo assim, se
    mantém humilde e faz esse trabalho incrível que é ensinar russo e ucraniano
    para os Brasileiros.

    Eu sou de Brasília, moro longe. Mas acho que vou me inscrever no curso! Pessoas
    com tanta boa vontade e que só querem ajudar estão escassas hoje em dia.

    • Temos cursos online para alunos do Brasil inteiro. A turma de iniciantes vai estudar a partir de janeiro na quarta-feira no horário 20h00 – 22h00. Me escreva por email e eu mando para você detalhes.

      • Thiago Bruno

        Olá Snizhana gostaria de mais informações sobre o curso de Ucraniano, muito obrigado.

  • filipeosx

    Boa noite,vou precisar fazer uma viagem até Nalchik,porém não tenho certeza do valor certo a levar,me hospedarei na casa de uma amiga por 2 semanas,terei gastos somente com passagens,comida e algumas roupas que comprarei la por causa do frio. Queria saber também se eu conhecendo só alfabeto russo eu consigo me situar lá pois pelo que vi primeiro terei que ir para Moscou e depois procurar um avião para Nalchik,me ajuda?Quanto eu levo?So o básico do Russo me ajuda?meu inglês é fluente mas vi pessoas dizendo que não adianta muuuito

    • Olá Filipe. Entre no Youtube no nosso canal que se chama Clube Eslavo. Lá tem entrevistas dos nossos alunos que já foram viajar para Rússia. Você pode receber bastante dicas.

  • Mucher

    Tantos machistas procurando mulheres submissas. Espero que sofram golpes.

    Fracassados.

    —–
    * Ucraniano é muito diferente de russo?

    Ou é como PT-PT/PT-BR.(“Algumas coisas são diferentes, mas mesmo assim dá para entender.”)

    • Paulo França

      Tenho certeza que você também gostaria de ter uma mulher submissa.

      • Kej

        O tiozão se identificou.

      • Kej

        Acredito que isso seja prostituição emocional.

      • Paulo França

        Queria ver você ter uma mulher que entra e sai sem lhe dar satisfação, e faz isso a hora que bem quer. Isto no Brasil já é de costume acontecer com a maioria desta geração de mulheres que não respeitam nem mais seu parceiros. Ninguém aqui está procurando mulher submissa, e sim uma mulher que tem valores já enraizados na sua própria cultura, e a mulher russa tem isto ainda porque meu primo é casado com uma russa. Ela mesma conversa comigo e tem o mesmo ponto de vista de como é a grande parte das mulheres brasileiras. Infelizmente meu amigo, hoje é assim. Tem que procurar mesmo alguém que preste. Se não é no seu país, tem que ser mesmo fora do país.

  • Williams Araujo Borges

    A minha opinião com respeito a namorar Russas, Ucranianas ou qualquer outra mulher no universo é bastante simples, não se envolva emocionalmente de início pela aparência, pois quando você faz isso você cria uma barreira para o bom senso.

    Por isso as pessoas caem em armadilhas.

    Quando o emocional toma conta cria-se uma venda para os olhos.

    Também é necessário dizer que nem em sites e nem na vida real você terá plena segurança com respeito a
    sua escolha ,visto que vocês nunca se viram antes e pouco se sabe independente da nação.

    Mais não podemos generalizar, e sim buscar quando possível todas as informações necessária para um bom relacionamento, é importante criar critérios sobre o que você realmente busca e ter equilíbrio emocional para administrar isso.

    Fiquem alerta quando as pessoas mal te conhecem e derramam sobre você uma chuva de sentimentos e
    emoções arrebatadoras e desesperadas.

    O ideal é que criem uma amizade mútua com respeito e busquem com isso afinidades.

    Preciso falar, se você é homem também não iluda se não deseja nada sério realmente.

    Um dos principais fatos para o sucesso é conhecer a cultura e a família.

    Como todos já sabem uma boa comunicação é importante para qualquer relacionamento então se buscam relacionamentos em outros países procurem aprender a língua.

    Não é uma regra mais casais que tem, valores e pensamentos similares têm mais chances de prosperar.

    Williams Araujo Borges

  • Williams Araujo Borges

    Com respeito a namorar Russas, Ucranianas ou qualquer outra mulher no universo é bastante simples, não se envolva emocionalmente de início pela aparência, pois quando você faz isso você cria uma barreira para o bom senso.

    Por isso as pessoas caem em armadilhas.

    Quando o emocional toma conta cria-se uma venda para os olhos.

    Também é necessário dizer que nem em sites e nem na vida real você terá plena segurança com respeito a
    sua escolha ,visto que vocês nunca se viram antes e pouco se sabe independente da nação.

    Mais não podemos generalizar, e sim buscar quando possível todas as informações necessária para um bom relacionamento, é importante criar critérios sobre o que você realmente busca e ter equilíbrio emocional
    para administrar isso.

    Algumas pessoas podem perguntar como se consegue essas informações?

    Algumas empresas hoje em dia já vasculham seu Facebook antes de contratar, por exemplo, procura saber quais comunidades vocês frequentam quem são seus amigos, familiares e os assuntos que a pessoas curtem e comentam.

    Não é uma regra mais geralmente o oportunista e fake não têm parentes no perfil.

    Fiquem alerta quando as pessoas mal te conhecem e derramam sobre você uma chuva de sentimentos e
    emoções arrebatadoras e desesperadas.

    O ideal é que criem uma amizade mútua com respeito e busquem com isso afinidades.

    Preciso falar, se você é homem também não iluda se não deseja nada sério realmente.

    Seja sempre educado, mesmo que aja uma rejeição, pois necessitamos lembra que a outra pessoa também tem o direito de escolha.

    Se desejar ter uma família é bom ter um bom dinheiro guardado, pois em qualquer lugar do planeta família gera gastos, alimentação, água, luz, telefone, roupas, gasolina e viagens principalmente se sua esposa for estrangeira e desejar viver no Brasil, pois ocasionalmente ela vai desejar viajar para ver os parentes.

    Um dos principais fatos para o sucesso é conhecer a cultura e a família.

    Como todos já sabem uma boa comunicação é importante para qualquer relacionamento então se buscam relacionamentos em outros países procurem aprender a língua e o Clube Eslavo é uma boa opção eu recomendo.

    Não é uma fórmula mais casais que tem, valores e pensamentos similares têm mais chances de prosperar.

    Site como http://www.badoo.com.br verificam os perfis com fotos tiradas por meio de webcam no cadastro e verificam por telefone, Facebook, VKontakte e Linkedin, com isso diminui bastante os perfis falsos.

    Além do mais você escolhe região idade, e se pagar consegue algumas características físicas especificas nas buscas.

    Boa sorte!

    Williams Araujo Borges