Viajando de trem pela Rússia

Este artigo foi escrito por Anastassia Bytsenko

É um assunto bem extenso, bem como a malha ferroviária russa que hoje chega a 85 mil km. É a maior rede ferroviária do mundo que abrange todo o país do norte ao sul e do leste a oeste.

состав

O primeiro trem começou circular na Rússia ainda no ano 1837 entre capital São Petersburgo e Tsárskoie Celó. No início esses trens, às vezes criavam situações cômicas. No conto O Malfeitor, Anton Tchékhov descreve um caso do roubo de porcas dos trilhos que os camponeses usavam para fazer cambulhos das varas de pescar.

Em 1851 foi construída a linha ferroviária entre as duas principais cidades do país: Moscou e São Petersburgo (São Paulo e Rio de Janeiro da Rússia). Esse trecho que percorre Anna Kariénina no romance homônimo de Lev Tolstói continua sendo um dos mais movimentados, atualmente com diversos tipos de trem diurnos e noturnos. O trem de alta velocidade percorre a distancia de 645 km em menos de quatro horas a preços que variam entre US$ 60 e US$ 173.

A famosa Ferrovia Transiberiana de impressionantes 9,3 mil km liga Moscou e a cidade de Vladivostók no estremo leste do país. A viagem inteira leva seis dias. Pela Transiberiana pode-sechegar de Moscou a Pequim (capital da China) e Ulan-Bator (capital da Mongólia).

Na Rússia é possível ir de trem praticamente para qualquer lugar. Ao redor de quase todas as cidades circulam trens de curtas distâncias (2-3 horas de viajem), chamados de “электричка” (elyektrítchka) que, como os CPTM de São Paulo, ligam centros urbanos e com cidades menores, povoados e até mesmo vilas das casas de veraneio.

электричка

Os trens que percorrem grandes distâncias têm vários tipos de compartimentos de diversas classes. Nos vagões (todos com calefação e ar condicionado) tem acomodações como, por exemplo, o Compartimento Luxo. É o melhor de todos com um sofá-cama, uma mesa e banheiro individual.

люкс

Tem também compartimentos chamados de СВ (SV) que tem duas sofás-camas e uma mesa. CB é a abreviação de спальный вагон – vagão para dormir.

св

No entanto, poucos conhecem esse tipo de acomodação mais habituados a viajar em vagão de segunda classe chamado de “Купе” (Cupê, vem da palavra francesa coupé) equipado para quatro passageiros com banheiros localizados nas extremidades do vagão.

купэ

A terceira classe é chamada de “Плацкарт” (vem do alemão Platz-Karte) é um vagão quase sem divisórias. Os compartimentos não possuem portas. As acomodações modestas do “Плацкарт” e falta de privacidade contribuem com rápida aproximação entre os vizinhos de viagem que acabavam se conhecendo (às vezes viravam amigos) e passam o tempo da viajem da melhor maneira possível botando conversa fora, jogando cartas, tocando violão, lendo etc.

плацкарт

Você já andou de trem na Rússia?

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Andrei Tarasov
Andrei Tarasov

Nasceu em 1989 na cidade de Izhevsk, Rússia. Desde os 17 anos trabalhou no jornal local de sua cidade e aos 19 anos mudou-se para viver em Moscou, e passou 6 anos na televisão trabalhando como repórter e redator. Mora no Rio de Janeiro desde 2014. Ama aviões, gatos, e claro, jornalismo.