10 maiores cidades na Rússia

Cada ano a tendência de viajar para Rússia está crescendo e na escola Clube Eslavo cada vez mais alunos estudam russo para viagem para Rússia. Muitos brasileiros ainda estão planejando a realizar este sonho. E muita gente busca informação somente sobre Moscou e São Petersburgo como cidades-alvo de turismo. Vamos conhecer quais são 10 maiores cidades da Rússia pela quantidade de população.

10ª maior cidade

Rostov do Don (também conhecida como Rostov-do-Don ou Rostov-sobre-o-Don; em russo: Ростов-на-Дону com a pronúncia Rastof-na-Danú) é a decima maior cidade na Rússia pela quantidade de população, capital da província homônima. Localiza-se no sul do país, nas margens do rio Don. Tem cerca de 1271000 habitantes e foi fundada em 1749 pela imperatriz Elizabete.
Por Rostov passa o rio Don, já perto da sua foz no mar de Azov. A cidade é um importante centro comercial, industrial e de transportes que se liga ao mar de Azov por um profundo canal, e com os mares Cáspio, Báltico e Branco por meio do canal Volga-Don. Um oleoduto une a cidade aos campos de petróleo do Cáucaso.
Algumas das suas indústrias são as de construção naval e fabrico de produtos químicos, maquinaria agrícola, equipamento elétrico e materiais de construção.
Em Rostov do Don têm sede várias instituições de ensino superior, entre elas três universidades.
A cidade de Rostov do Don é a sede do olimp – 2 e do FC Rostov, que participa do campeonato russo de futebol. No passado também participou o FC Skvo Rostov do Don, que jogava no estádio Ska Skvo. Cidade anfitriã da seleção brasileira na copa do mundo de 2018.
Rostov do Don será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de futebol de 2018. 

9ª maior cidade

Samára (Самара) é nona maior cidade da Rússia pela quantidade de habitantes, capital da província homônima. Está localizada na margem esquerda da Represa de Saratov no rio Volga em frente a Samárskaya Luka (Самарская Лука – curva de rio de Samara), na confluência dos rios de Samara (daí o nome da cidade) e Soka. Pela primeira vez, o nome do rio de Samara foi mencionado nas notas do secretário da embaixada árabe e viajante Ahmed ibn Fadlan (ano 921) como Samur. A cidade de Samara foi fundada em 1586 como uma fortaleza de guarda. De 1935 a 1991, a cidade foi chamada de Куйбышев (Kúybêchev, transliteração em inglês Kuibyshev), em homenagem ao partido soviético. Em Samara há uma das mais extensas na Rússia margens do rio e o edifício da estação ferroviária mais alto na Europa. Além disso, a praça de Kuibyshev é a maior praça da Europa. É um importante centro econômico, científico, educacional, cultural e de transporte. As principais indústrias são engenharia mecânica, refinação de petróleo e indústria de alimentos.

8ª maior cidade

Omsk (Омск) é a oitava maior cidade da Rússia pela quantidade de habitantes, capital da província homônima. Localiza-se no oeste da Sibéria. Tem cerca de 1,16 milhão de habitantes. E é a segunda maior cidade na região das Montes Urais. Omsk é o centro industrial com as empresas de indústrias diferentes, incluindo aeroespacial e de defesa.
O forte de Omsk foi erguido em 1716 próximo ao Rio Ishim e ao Rio Irtich para proteger a fronteira russa dos nômadesdo Quirguistão.
No século XIX e início do século XX, Omsk se tornou o centro administrativo da Sibéria, várias igrejas e catedrais de várias denominações e religiões foram construídas, além de mesquitas, uma sinagoga, a mansãodo governador geral, uma academia militar, etc.
Entre 1849 e 1853 a cidade de Omsk serviu como o local de exílio a Dostoievski.
Em 1890 começou a ser construída a ferrovia Transseberiana (Транссибирская магистраль) e no século XVIII a economia da cidade deu um salto.
Pouco tempo depois da Revolução Russa de 1917, as forças brancas assumiram o controle da cidade. O Governo Provisório da Rússia foi criado em 1918, liderado pelo famoso Almirante Kolchak. Omsk foi proclamada a capital da Rússia, e seu banco central manteve as reservas em ouro Imperial.
Em 1919 as forças vermelhas tomaram o controle da região. O governo soviético preferiu que Nikolayevsk (futuro Novosibirsk) fosse o centro administrativo da Sibéria Ocidental, solicitando a transferência em massa de funções administrativas, culturais e educacionais de Omsk para novo local. A cidade parou de crescer e isso provocou uma rivalidade entre as duas cidades.
Foi durante e após a Segunda Guerra Mundial que Omsk recebeu um novo impulso, no caso de uma vitória alemã durante a Batalha de Moscovo, Omsk viria a ser a capital provisória Soviética. No entanto, a concentração das empresas militares também teve efeitos negativos. Nos tempos soviéticos, após a Segunda Guerra Mundial, a cidade recebeu o status da cidade fechada que durou até 1990, por isso foram proibidas as visitas dos estrangeiros e, em alguns casos, de cidadãos soviéticos.
Com o fim da União Soviética o colapso da demanda militar soviética conduziu a elevada taxa de desemprego. Além disso, os empresários e os criminosos lutaram pelo controle das empresas mais rentáveis da cidade.
Hoje em dia a base da indústria da Omsk é a refinação de petróleo, petroquímica, indústria química, construção de máquinas (produção de equipamentos aeroespacial, veículos blindados, máquinas agrícolas).
Além de Museu de Dostoievski em Omsk você pode visitar Catedral da Assunção, Teatro Dramático, Museu de Belas-Artes criado em homenagem a Mikhail Vrubel.

7ª maior cidade

Tcheliabinsk (escrita em português) ou Chelyabinsk (escrita em inglês) em russo escreve-se Челябинск. Ela é a sétima cidade da Rússia pela quantidade de população, capital da província homônima. Localiza-se na fronteira geológica dos montes Urais e Sibéria, nas beiras do rio Miass. Tem uma população de 1.169.432 habitantes (2014). Foi fundada em 1736 como fortaleza. Também é um dos principais centros de indústrias pesadas da Rússia. Durante a Segunda Guerra Mundial, Stalin decidiu mover a produção de tanques T-34 e foguetes Katiucha (Катюша) para lugares afastados e assim a cidade ganhou o apelido de “Tankograd” (Танкоград).
Nos anos 1990 e 2000 uma série de produções na cidade deixou de existir devido à difícil situação económica. Hoje Tcheliabinsk tem sérias preocupações ambientais, em particular, a poluição do ar quase diariamente, que é uma das razões por qual seus habitantes estão se mudando para outras regiões do país. Tcheliabinsk continua passar pelas dificuldades económicas graves, que se manifesta em rede de estradas degradada e estado de transportes públicos, bem como a falta de desenvolvimento urbano e de arquitetura. No entanto, Tcheliabinsk é um dos principais centros económicos, comerciais e industriais da região de Ural.
A cidade se tornou mundialmente famosa no 15 de fevereiro de 2013, após o meteorito explodir sobre a cidade, lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e danificando 3000 prédios, causando mais de 1200 feridos.

6ª maior cidade

Cazã ou Kazan (Казань, tártaro: Qazan, Казан) é a capital e a maior cidade da República do Tartaristão, é a sexta maior cidade na Rússia pelo número de população. Situa-se na confluência dos rios Volga e Kazanka. Um dos maiores centros científicosб educacionaisб religiosos, econômicos, políticos, culturais e desportivas na Rússia. Kremlin de Cazã está considerado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Segundo a versão oficial, a data prevista para a fundação da cidade de Cazã é 1004 – 1005 anos atrás. Cazã foi fundada como uma fortaleza de fronteira no norte de Bulgária Volgaica. Nos séculos XIII-XIV a Cazã cresce e torna-se um importante centro comercial e política da Horda Dourada (Золотая Орда). A posição geográfica favorável no cruzamento das principais rotas comerciais ligando o Oriente e o Ocidente também contribui para o crescimento da cidade. Inicialmente Grão-Ducado de Moscou (Великое Княжество Московское) pagava tributos para Horda Dourada, mas, em seguida, conquistou a cidade. Em 1556, começou a construção de nova Kremlin de pedra branca. Para tártaros ficou proibido se hospedar perto da Cazã e para cidade deserta instalaram-se 7000 russos.
Em 1920, foi assinado um decreto sobre a formação do República Soviética Socialista Autônoma da Tartaristão com a capital em Cazã. Em 1930 começou a industrialização intensiva da cidade, acompanhado pelo rápido crescimento populacional.
Durante a Segunda Guerra Mundial para Cazã foram evacuados grandes fábricas, foi transferida uma parte da Academia de Ciências da URSS, as empresas industriais foram transformadas para a produção militar para o esforço de guerra.
Em 1990 a cidade foi declarada capital da República soberana de Tartaristão. Na década de 1990, a Cazã conseguiu tornar-se um dos mais importantes centros desportivos, políticos, financeiros, turísticos do país. No entanto, até o início dos anos 2000, a Cazã tinha má reputação de uma das cidades mais criminosas da Rússia. Em 2010, em Cazã foram registrados 23.230 crimes. Atualmente, a situação está resolvida.

5ª maior cidade

Níjni Novgorod (Нижний Новгород, com a pronúncia: níjniy nófgarat) é a quinta maior cidade da Rússia, e é a capital do oblast de Níjni Novgorod. Foi fundada em 1221 pelo Knyaz de Vladimir, Yuri Vsievolódovitch, na confluência dos rios Oka e Volga.
Em 1817, sediou a primeira Feira de Níjni Novgorod da Rússia, e a cidade se tornou o centro comercial principal. Naquela época, os russos diziam que “Moscou é o coração da Rússia; São Petersburgo é o cérebro e Nijni Novgorod é o bolso”.
A partir de 1932 a cidade mudou seu nome para Gorky. Em virtude de que em Gorky tinham plantas de defesa, a partir do dia 4 de agosto de 1959, ela se tornou uma cidade fechada para estrangeiros. Este posteriormente levou a um baixo fluxo de turistas para a cidade e o fraco desenvolvimento do aeroporto de Gorky. Os cruzeiros com os turistas estrangeiros a bordo passaram ao lado pela Volga a noite, sem aterrar. No dia 22 de outubro de 1990 foi devolvido o nome de Nizhny Novgorod, e no dia 06 de setembro de 1991, a cidade foi reaberta para estrangeiros. Assim, a partir dos anos 90, a cidade se tornou o local de fóruns internacionais especializados e exposições.

 4ª maior cidade

A cidade Ecaterimburgo (Екатеринбург) está localizada na parte oriental dos montes Urais e entre 1924 e 1991 foi chamada de Sverdlovsk (Свердловск) em lembrança de líder revolucionário Iákov Sverdlov. Ela é quarta maior cidade da Rússia, depois de Moscou, São Petersburgo e Novosibirsk. Foi fundada em 1723, recebendo o seu nome em homenagem à czarina da Rússia Catarina I, esposa de Pedro Grande, que com o fim do regime socialista, em 1991, foi recuperado. A cidade é conhecida por abrigar a Casa Ipatiev, onde a família Romanov foi executada na época da Revolução Vermelha. No local, foi construída a Igreja do Sangue, em celebração à canonização dos Romanov.

 3ª maior cidade

Novosibirsk (Новосибирск) é a terceira maior cidade russa, após Moscou e São Petersburgo, e a maior da Sibéria. Localiza-se nas margens do rio Ob e é a capital do estado com mesmo nome. O vilarejo foi fundado em 1893 durante a construção da Transiberiana e em 1903 recebeu status de cidade.  Até 1926 a cidade se chamava Ново-Николаевск (pronúncia: Nóva-Nikaláyevsk). É uma cidade do estilo modernista, ruas amplas e com infra-estruturas modernas, com o metrô que foi inaugurado em 1985.

 2ª maior cidade

São Petersburgo (de 18 de agosto de 1914 a janeiro de 1924 – Petrogrado,  de janeiro de 1924 a setembro de 1991 – Leningrado) é a segunda maior cidade da Rússia pela quantidade de população. É a cidade de significado federal. Centro administrativo do Distrito Federal Noroeste e Região de Leningrado. Foi fundada em 16 de maio de 1703 por Pedro I. Em 1712-1918 foi a capital da Rússia.
A cidade é nomeada em honra de São Pedro, santo padroeiro do fundador-rei, mas eventualmente se tornou mais e mais associada com o nome próprio do Pedro Grande. São Petersburgo historicamente e culturalmente associado ao nascimento do Império Russo e a entrada da Rússia na história moderna como um supremo estado europeu, é um símbolo do poder imperial e glória militar.
Foi o centro de três revoluções. Durante a Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, a cidade durante 872 dias estava em bloqueio, resultando em mais de 2 milhões de pessoas mortas. Em 1 de maio de 1945, Leningrado foi declarado uma cidade-herói. População é 5.351.935 (2018) habitantes e sendo assim São Petersburgo é a cidade mais nordica do mundo com a população de mais de um milhão de habitantes.
São Petersburgo é o mais importante centro econômico, científico e cultural da Rússia, um importante centro de transportes.

Para melhor planejar sua viagem pesquise quais são pontos turísticos em São Patersburgo.

 1ª maior cidade

Moscou é a capital da Federação Russa, a maior cidade da Rússia com 12.506.468 habitantes (2018), está entre as dez maiores cidades do mundo em termos de população. A cidade mais famosa entre os turistas está localizada no Rio Moscou, no centro da Planície do Leste Europeu, entre rios Oka e Volga. Na cidade tem 6 aeroportos, 9 estações ferroviárias, 3 portos fluviais (há uma comunicação fluvial com os mares das bacias do Atlântico e do Oceano Ártico). Desde 1935, em Moscou, funciona metrô. Moscou é o centro esportivo do país. A cidade tornou-se o anfitrião dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 e um dos anfitriões da Copa do Mundo da FIFA de 2018.

O nome da cidade vem do nome do rio. Pela primeira vez este nome foi mencionado na crónica de Ipatiev em 1147. No manuscrito de casca de bétula do século XII, Moscou aparece como Kutchkov. Em 1237-1238, durante a invasão mongol-tártara na Rússia, Moscou foi saqueada e queimada, mas logo foi restaurada. No final do século XV sob o príncipe Ivan III Vasilievich Moscou tornou-se a capital do estado russo. Em 1712, a capital da Rússia foi transferida para São Petersburgo. Após a revolução de 1918, o governo bolchevique mudou-se para Moscou e a Moscou tornou-se a capital da RSFSR. De 19 a 22 de agosto de 1991, na cidade, houve o golpe de agosto, organizado pelo Comitê Estadual da Situação de Emergência na URSS. Em 1993, a crise constitucional e estatal que surgiu como resultado do confronto entre o presidente e o parlamento chegou ao seu ponto culminante. Então, na cidade, houve mudanças significativas. Em 1995, novos símbolos oficiais da capital foram aprovados: o brasão, a bandeira e o hino. Começou a restauração dos templos e a construção de uma cópia em tamanho real do Catedral de Cristo Salvador, explodido pelos bolcheviques.

Antes da sua viagem para Moscou você pode verificar pontos turísticos e a distância entre eles para se programar melhor. Não se esqueça de fazer um curso de russo para viagem.

 

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre 10 maiores cidades na Rússia

com o recurso da internet todos vao ter conhecimento cultural.
eu nao tive internet porque nao existia.

Armando João Bemba

Sou Angolano, não conheço a Federação Russa e muito menos suas lindas cidades. Mas uma coisa é certa, gostaria de estar com a família, pelo menos 15 dias em São Petersburgo, cidade russa que muito adoro conhecer. Como fazer?

Olá Armando. Precisa verificar se os angolanos precisam de visto. Isso você pode verificar na embaixada russa no seu país.

Deixe uma resposta sobre 10 maiores cidades na Rússia