Trabalho infantil como componente do processo educacional na URSS

Observando a vida dos alunos na escola no Brasil e alguns comentários dos meus filhos eu me lembrei um pouco da minha época na escola e comecei a pesquisar na internet como funcionam algumas regras hoje em dia. E assim, eu descobri novidades até para mim.

Acontece que em 1992 a lei “Sobre a educação na Federação Russa” aprovou a proibição de atrair crianças em idade escolar para trabalhar. O Artigo 34, seção 2, reivindicação 4 da lei estabelece que “o envolvimento dos alunos da escola sem a sua permissão e sem o consentimento de seus pais (representantes legais) para trabalho, não previsto como programa educacional” é proibido. E agora, a internet está cheia de notícias como “a mãe do aluno processou a escola porque seu filho foi forçado a lavar o chão”, “o aluno processou escola porque foi forçado a limpar lousa”. Sim, para o Brasil essas reclamações são completamente normais e justas de acordo com a mentalidade da sociedade e legislação. Mas o fato é que, me formei na escola na época soviética e morando no exterior não sabia que tudo havia mudado já faz tempo.

“Mas como foi antes disso?” – vocês perguntam. Sim, sempre houve trabalho infantil na escola para educação geral e preparação para a vida adulta, mas na realidade não parecia uma medida compulsória, pois desde a infância a formação do subconsciente já era feita com a ajuda da literatura “correta”, exemplos de crianças mais velhas e lemas como no cartaz: “Não espere por um bom tio fazer tudo por você. Saiba como se dar bem com o trabalho, amando diversos trabalhos”.

E ainda eu vivi na rua de Makarenko que considerava-se um grande pedagogo e eu realmente admiro sua contribuição na área de formação do conceito educacional na época soviética. De acordo com a posição da UNESCO (1988), AntonMakarenkopertenceu a quatro professores (juntamente com D. Dewey, G. Kershensteiner e M. Montessori), que determinaram o caminho do pensamento pedagógico no século XX. Abaixo, conto um pouco sobre ele para entender melhor o porquê de o sistema educacional nas escolas incluírem trabalho dos alunos.

Anton Semyonovich Makarenko (em russo АнтонСеменовичМакаренко, 1888 – 1939) foi um pedagogo ucraniano que se especializou no trabalho com menores abandonados, especialmente os que viviam nas ruas e estavam associados ao crime. Algumas citações dele podem ajudar a melhorar o sistema educacional no Brasil e aprender novas palavras em russo:

«Научить человека быть счастливым — нельзя, но воспитать его так, чтобы он был счастливым, можно.» – “Você não pode ensinar uma pessoa a ser feliz, mas você pode educá-lo para que ela possa ser feliz.”

«Воспитание происходит всегда, даже тогда, когда вас нет дома». – “A educação sempre acontece, mesmo quando você não está em casa”.

«Наше педагогическое производство никогда не строилось по технологической логике, а всегда по логике моральной проповеди. Это особенно заметно в области собственного воспитания… Почему в технических вузах мы изучаем сопротивление материалов, а в педагогических не изучаем сопротивление личности, когда её начинают воспитывать?» – “Nossa produção pedagógica nunca foi construída sobre a lógica tecnológica, mas sempre de acordo com a lógica da pregação moral. Isso é especialmente perceptível no campo da nossa própria educação … Por que nas universidades técnicas estudamos a resistência dos materiais e nas universidades pedagógicas não estudamos a resistência do ser humano quando começamos a educá-lo? ”

«Вы можете быть с ними сухи до последней степени, требовательны до придирчивости, вы можете не замечать их… но если вы блещете работой, знанием, удачей, то спокойно не оглядывайтесь: они на вашей стороне… И наоборот, как бы вы ни были ласковы, занимательны в разговоре, добры и приветливы… если ваше дело сопровождается неудачами и провалами, если на каждом шагу видно, что вы своего дела не знаете… никогда вы ничего не заслужите, кроме презрения…» – “Você pode até ser seco com eles até o último grau, sendo exigente demais para que não haja falhas, você pode ignorá-los … mas se você se destacar com o trabalho, o conhecimento, sorte, então mantenha a calma e não se preocupe em olhar onde eles estão: eles estão do seu lado … Por outro lado, não importa o quão doce você é, o quão divertido em uma conversa, gentil e acolhedor, se o seu trabalho é acompanhado por falhas e fracassos,  se em cada passo percebem que você não conhece o seu trabalho … você nunca irá ganhar nada a não ser desprezo … ”

Assim surge a seguinte dúvida: o trabalho infantil é uma violação de seus direitos ou um componente do processo educacional? Claro que falamos sobre trabalho que não atrapalha o processo de aprendizagem na escola. Então, vamos descobrir e analisar como as crianças trabalhavam para sociedade na época soviética e como sempre, aprender palavras em russo paralelamente.

Дежурство в столовой – plantão no refeitório. Principalmente as meninas quem faziam plantão nas cantinas. Desde infância as meninas tinham que aprender manter lar. Além disso, nas aulas de trabalho que aconteciam uma vez por semana com duração de 2 horas, as meninas aprendiam a preparar comida, costurar (lembro até hoje, camisola, avental, saia, vestido), fazer tricô, croché, ponto cruz etc. Os meninos também faziam plantão de refeitório, mas mais raramente e acompanhados. Eles tinham outros serviços na escola sobre quais já vamos falar.

Lembrando das aulas de trabalho, uma vez por mês os meninos e as meninas trocavam salas e os meninos tinham que aprender fazer comida básica, costurar botões de roupa etc.. Plantão no refeitório também existia nos acampamentos de pioneiros. Os plantonistas no refeitório limpavam mesas, arrumavam cadeiras, entregavam comidas para outros alunos. Até hoje, em algumas escolas existe esse tipo de plantão, mas os alunos apenas entregam comida.

Дежурство по классу – plantão na sala de aula. Essa função até agora existe na maioria das escolas e como deveres para os plantonistas entram as seguintes obrigações: manter a sala de aula limpa, entregar material, arrumar a sala depois da aula, varrer o chão, regar as plantas, lavar a lousa e arrumar as

Na época soviética, além dessas obrigações, no final do semestre os alunos lavavam asjanelas eochão na sala de aula e limpavam a área ao redor da escola. No verão, os meninos faziam pequenos reparos, podiam pintar cerca ou troncos das árvores. Todos cumpriam essas obrigações.Uma rebelião contra professores foi um assunto inaudito.

Sendo assim,raramente alguém jogava lixo no chão ou sujava parede, somente aqueles que não estudavam muito e já levavam bronca. Mas além de bronca dos professores, eles poderiam ser forçados a limpar tudo que fizeram, senão os colegas da classe iriam limpar,o que poderia causar ainda mais problemas.

Сбор макулатуры – recolhimento de papel usado. A partir dos anos 60, havia um sistema de colheita de papel usado e os alunos das escolas estavam envolvidos também. Para cada escola, foi estabelecida uma norma anual de colheita de papel. Por isso sempre guardamos jornais e revistas para depois entregar na escola. Durante este processo também tinha plantonista que pesava tudo e anotava. Tudo funcionava em forma de competição entre as classes.

Сбор металлолома – recolhimento de sucata de metal. Sempre foi bastante divertido, pelo menos para mim, porque em vez de aulas tinha a oportunidade de se divertir no horário da escola procurando sucata em torno dos pátios e ruas, brincar algo entre a guerra e a busca de tesouros, competir como sempre com a classe paralela e ao mesmo tempo sentir-se honrado de realizar uma tarefa grande e importante, da qual depende a melhoria da vida de todo o estado. E como formigas, nós arrastamos de todas as partes da região canos, chapas de ferro, arame, utensílios velhos para o pátio da escola.

Timurovets (тимуровец) é um conceito dos tempos soviéticos, designando um pioneiro, exemplo para todos, que voluntariamente realiza boas ações para o bem de uma sociedade socialista. Este movimento voluntário foi muito popular entre as crianças soviéticas, e surgiu depois do filme “Timur e a sua equipe” (Тимур и его команда) lançado em 1940, seguindo a obra de literatura do A. Gaidar com o mesmo nome. Os Timurovets cuidavam das famílias dos veteranos e dos idosos. Eles cortavam lenha, traziam água do poço, coletavam cinzas para pomares, ajudavam a trazer as compras do mercado e com algumas tarefas em casa, ajudavam em hospitais e organizavam consertos ideológicos.

Um dos “trabalhos voluntários” inevitáveis ​​da vida na URSS foi «поездка на картошку» (viagem para a batata). Este foi o trabalho compulsório de todos os alunos a partir da 5ª e 6ª série e estudantes das faculdades com certo prazo (não menos de um mês por ano) em fazendas coletivas. A “viagem para a batata” era uma obrigação de temporada devido a razões econômicas: falta de mão de obra na produção agrícola, falta de equipamentos qualificados e máquinas de qualidade de colheita, falta de organização profissional da produção agrícola e falta de interesse dos próprios trabalhadores nas fazendas coletivas (колхоз).

Vocês sabem que o sábado e domingo são dias de descanso, mas na época soviética nem sempre foi assim. Os dias de trabalho no sábado e domingo (mais raramente) se chamavam de subbótnik (субботник) e vaskryésnik (воскресник). Na URSS, os ideólogos tentavam apresentar os subbótniks como um trabalho livre consciente organizado para o benefício da sociedade no tempo fora do trabalho, ou seja, nos fins de semana (de onde vem o nome). O povo chamava tal trabalho de “voluntariamente compulsório”. Nos primeiros anos de URSS, os subbótniks como fonte de entusiasmo revolucionário para as massas, eram na verdade voluntários (em qualquer caso, como os historiadores soviéticos escreveram). Posteriormente, no entanto, com a diminuição do entusiasmo da população, os subbótniks (geralmente programados para datas festivas) tornaram-se uma característica habitual do “modo de vida socialista”. As crianças também faziam parte da ideologia por isso limpamos parques da cidade, recolhemos folhas caídas no outono, pintamos troncos de árvores na primavera para proteger dos insetos.

Com tudo isso, eu posso dizer que a minha infância foi completamente feliz. O trabalho em equipe sempre foi divertido e eu nem tenho certeza se a gente fazia tudo certo, mas passamos tempo juntos.  O importante foi fazer e nunca reclamar ou recusar. Nós aprendemos trabalhar em equipe, respeitar o trabalho do outro, não ter medo de trabalho “sujo” se for necessário. Aprendemos a viver na sociedade por sociedade. Mas entendo que meus filhos não iriam aguentar tudo isso 😉

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Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre Trabalho infantil como componente do processo educacional na URSS

Muito interessante a matéria! Parabéns pelo relato! É trabalhando para cuidar que se aprende a dar valor. Pena que nossa cultura não valoriza esse esforço pelo bem da coletividade. Temos uma educação tanto moral quanto cívica muito pobres, mas nunca é tarde para aprender com as qualidades dos outros.

Vc cita que a educação na união soviética não é mais dessa forma. Então, como é agora?

Olá Keller. Aconteceram muitas mudanças porque o sistema de poder não é mais centralizada. Então Ministério de Educação aprova vários livros e provas, as a escola tem direito de escolher próprio material didático. Algumas aulas foram canceladas (informação de política, história do comunismo etc.). Os pais podem abrir processo jurídico se o professor manda aluno limpar sala de aula. Então, resumindo, aumento quantidade de direitos humanos e diminuiu quantidade de disciplina 🙂 Mas tem várias opiniões sobre cada sistema. Para um assim está melhor, para outros está ruim.

Victor Martins da Silva

Interessante relato Snizhana,mas acho que o importante é a criança ser feliz maneira dela,não se deve interferir na vida da criança,apenas dar exemplo

Sim, com certeza! Nós todos temos infância feliz na época da união soviética e sabemos cuidar da ambiente da escola e ser independente. Pode ser que ficamos maduros mais rápido do que as crianças no Brasil hoje em dia, mas isso sempre ajudou bastante.

Infelizmente no Brasil existe muito preconceito com a Rússia, Cuba, e qualquer local que tenha algo a ver com socialismo ou comunismo.
Nossa mídia sempre orquestrada pelos estadunidenses sempre fez um trabalho árduo para diminuir a importância deste povo Russo; povo maravilhoso.
Temos tantos exemplos como estes demonstrados neste relato; tantas coisas poderiam ter sido utilizadas por aqui.
Acho que a autora já conhece o Brasil e sua educação.
Enfim, adorei demais assim como sempre admirei teu povo.

Grato e grande abraço.

Durante 12 anos no Brasil nunca percebi nenhum preconceito contra Rússia. Bem ao contrário, muita gente curte e elogia 🙂

aqui no brasil a gente acredita que aprender a fórmula de báskara será mais útil na vida do que aprender todos esses trabalhos aí que você listou.

Morei em Moscou pós-comunismo onde conheci muitas pessoas, fiz amigos. Esse depoimento me fez lembrar deles …

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