🇷🇺 Pelmeni – prato russo

Receita de palmeni História do prato “pelmeni”

O prato “pelmeni” (пельмени, pronúncia – pyelymyéni) por muito tempo é considerado como prato russo – saudável e surpreendentemente saboroso. Embora a palavra “pelmen” é derivada de duas palavras de origem finlandês-húngara, “pely” – orelha, e “nyany” – massa ou pão. Acredita-se que os pelmeni vieram a Rússia com a horda tártaro-mongol da China onde eles são conhecidos como “yi-pao” e “dzi-dzi”. Mas pratos similares há em outras cozinhas típicas: ravióli italiano, vareniki ucraniano, manti do Uzbequistão, borak armênio, khinkali georgiano.

O prato feito de massa recheada de carne moída foi perfeitamente integrado as tradições de vários povos que vivem na Rússia – pelmeni de carne congelados podem ser perfeitamente preservados durante o inverno sem perder suas características, e carne escondida na massa, não atraem os animais selvagens, como se for puro. Pode levar pelmeni no inverno para uma viagem longa, que garante uma refeição completa quente preparada com antecedência em grandes quantidades e com recheios diferentes. Por isso, exploradores russos normalmente foram para suas expedições, abastecidos com uma boa quantidade de sacos de pelmeni congelados.

Antigamente os pelmeni para habitantes Ural (região das montanhas na Rússia Central) tinham um significado ritual e eram um símbolo do sacrifício de todos os tipos de gado. Por isso, o recheio de carne tradicional do Ural é composto por três tipos de carne – carne bovina, de cordeiro e de porco, em uma proporção estritamente definida: 45% de carne bovina, 35% de carneiro, 20% de carne de porco. Os tártaros, adotando a receita, começaram preparar os pelmeni com recheio somente de cordeiro, os russos – de carne bovina e de porco em proporções iguais. Dependendo dos tipos de carne muda a quantidade de cebola picada e pimenta.

Mas os pelmeni preparam não somente com carne. Eles também estão gostosos com peixes, carnes orgânicas, cogumelos, cebola, nabo, e chucrute – são conhecidas dezenas de recheios para pelmeni, especiarias e molhos para eles. Os ucranianos preparam vareniki até com batata e bacon, ricota ou frutas.

Pelmeni é um dos pratos mais democráticos. Eles podem ser encontrados tanto no cardápio dos trabalhadores e cantinas dos estudantes, quanto em restaurantes caros. Embora improvável na cantina dos estudantes para você será servido pelmeni de salmão ou esturjão, mas a “pelmennaya” (restaurante de pelmeni) comum sempre oferece pelo menos uma dúzia de variedades deste prato – para todos os gostos.

A receita de palmeni é simples e tradicional ao mesmo tempo. Ela permaneceu inalterada durante centenas de anos. Ela é usada por fabricantes modernos dos pelmeni congelados, donas de casa e chefes de restaurantes.

A massa para pelmeni é feita de farinha de trigo e ovos, por vezes com uma pequena quantidade de leite ou água. Esta combinação de produtos permite-lhe abrir a massa bem fina, e mais que fina ela é, os pelmeni ficam mais gostosos. Isto também garante a sua resistência com qual o recheio fica cozido a tempo e a massa não rasga enquanto ferver. Antigamente o povo da região de Perm no Ural colocava na massa ovos de perdizes, e nas regiões de estepe (uma formação vegetal de planície sem árvores, composta basicamente por herbáceas) do sul do Ural – ovos de sisões, codornas ou abetardas. Assim os pelmeni, é claro, adquirirem um sabor ainda mais característico.

Os pelmeni verdadeiros aqueles que são preparados à mão: fazem de massa um rolo, cortam em fatias e abrem os círculos pequenos. Colocam o recheio (uma colher de chá) separadamente para cada dos pelmeni. Os círculos também podem ser espremidos de copo na massa já aberta. Pressionam um pouco o recheio no meio do circulo e ligeiramente e os cantos juntam e fecham, dando para pelmen a forma clássica de lua crescente. Os cortes da massa também podem cozinhar e eles são chamados de “lyenivtsê” (preguiçosos). Quando o pelmen recebeu a forma de “orelha”, pode o cozinhar imediatamente ou congelar. Eles podem permanecer armazenados em um freezer por 90 dias.

Os pelmeni prontos fervem em água salgada, pode adicionar uma cebola inteira ou folha de louro. E ainda melhor – cozinhar pelmeni no caldo de osso. Às vezes os pelmeni estão servidos a mesa no caldo de carne.

Pelmeni típicos do Ural

Para esta receita você vai precisar de:
para massa:
farinha de trigo – 2 xícaras
ovo – 1.
água – 3 / 4 de xícara
Sal a gosto
para recheio:
carne bovina – 150 g
carne de porco – 150 g
carne de carneiro – 120 g
manteiga – 50 g
noz moscada – 2 g
creme de leite – 2 – 3 colheres de sopa
cebola picada – 1 – 2 nidades
sal, pimenta preta a gosto
para tempero:
alho – 3 – 4 dentes
manteiga derretida – 2 colheres de sopa
vinagre – 3 colheres de sopa
sal, pimenta preta a gosto.

Estes pelmeni são o orgulho dos restaurantes Siberianos e são muito bons com vodka como o prato principal da mesa de festa.

Inicialmente precisa fazer a massa. Para isto peneirar a farinha e a despejar em uma pilha, no centro fazer um buraco e despejar a água, metade do ovo e sal. Sovar bem a massa, em seguida, deixá-la por 20-30 minutos, coberta com um pano ou guardanapo.

Passar três tipos de carne (bovina, suína e de carneiro) 2 vezes pelo moedor de carne junto com a manteiga e noz-moscada, em seguida, temperar com sal e pimenta e misturar bem. No recheio gradualmente despejar o creme de leite e adicionar a cebola bem picada e mistura mais uma vez. Cebola também pode passar pelo moedor.

A massa depois de meia hora precisa rolar na forma de um rolo comprido e não muito grosso, cortar em pedaços pequenos, e estendê-los em círculos finos. Nos círculos obtidos colocar uma colher de chá de recheio, e fechar fortemente as suas bordas. No final do preparo, bater um ovo e o passar com vassourinha nos pelmeni prontos, por os em assadeira polvilhada com farinha e colocar pouco na geladeira.

Estes pelmeni se preparam no vapor em 10-15 minutos (banho maria). Servir os pelmeni, acrescentando o alho ralado com manteiga derretida, vinagre, sal e pimenta.

Eu pessoalmente sempre faço o recheio sem carne de carneiro e sem noz-moscada. Depois os coloco em água fervente por 5-7 minutos. Colocar a quantidade de pelmeni para 1/3 de panela. Quando a massa está cozida e os começam flutuar, tirar com escumadeira, secar por um minuto, e coloque-os em uma panela, adicione a manteiga para não grudar, chacoalhar um pouco. Tempero é o mesmo. Muito saboroso. Bom apetite para vocês!

Se alguém tiver interesse em encomendar este delicioso prato russo Pelmeni ou outros tipos de comida russa, pode solicitar através do formulário de contato.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • sergio bulbov

    mande esta receita por favor

    • Olá Sergio. Aqui é receita. Você pode copiar daqui. Bom apetite.

      • sergio bulbov

        obrigado maznova pela a receita adorei uma delicia .

  • Raphael

    Será que dá pra cozinhar no vapor, ao invés de mergulhar na água?

  • Mark

    Tem o gosto da minha infância, pois comia muito na casa do meus avôs. Agora vou fazer a receita com a ajuda da minha esposa.

  • taciane

    que delicia adorei a 9dade deste site.espero mais 9dades amanha

    • Sempre bem vinda Taciane. Infelizmente nem sempre tenho tempo para escrever, por que além das receitas escrevo material, dou aula e faço tradução. Mas vou tentar mais rápido que possível colocar mais receitas. Um abraço.

  • Ezio

    Profa. Snizhana. Poderia me enviar ou publicar aqui a receita do pão russo tradicional que se come nas aldeias, casas etc.? Obrigado. Ezio

    • Olá Ezio. Eu vou publicar outro dia. Mas fermento biológico do Brasil não faz mesmo efeito. Não sei por que.

  • João Felipe Troian

    Olá, sou descendente de russo, achei interessante a comida tipica, também tenho interesse em ir para lá morar apos me formar em educação fisica.

  • Marcin

    Pelmeni são bem conhecidos também na Polônia, onde são chamados de “pierogi”.

  • Vanusa Lilian Petrov

    Nossa parece ser delicioso!! Eu conheço um parecido que é Pierogi.
    Abraços ^^

    • Vanusa, pierogi é em polonês. O prato é parecido, mas com recheio vegetal ou frutas vermelhas.

  • graziela horodyski

    Cresci comendo esse prato! Minha avó, russa, trouxe este costume e preservou-o conosco. Me mudei para uma cidade do interior do Paraná, e tal foi a surpresa quando encontramos pelmeni para vender no supermercado!

  • Sandra Maria Wietzikoski

    Snizhana, Deu água na boca! rs

    • No final de semestre sempre organizamos encontro dos alunos na escola. Bem-vinda para experimentar a comida 🙂

      • Sandra Maria Wietzikoski

        Olha, se conseguirem marcar e avisar com antecedência, talvez nós (meu marido e eu) vamos aí, sim!