Refeição na Rússia

Vamos primeiro aprender algumas palavras:

Утро (útra) – manhã

День (dyény) – dia

Вечер (vyétchyer) – fim da tarde

Ночь (notchy) – noite

Утром (útram) – de manhã

Днём (dnyóm) – de dia

Вечером (vyétchyeram) – no fim da tarde

Ночью (nótchiyu) – a noite

 

Café da ManhãЗавтрак (záftrak – café da manhã)

завтракать (záftrakaty – tomar café da manhã)

AlmoçoОбед (abyét – almoço)

обедать (abyédaty – almoçar)

JantarУжин (újên – janta)

ужинать (újênaty – jantar)

Como conjugar estes verbos você pode descobrir aqui.

Na Rússia há um provérbio “Завтрак съешь сам, обед раздели с другом, ужин отдай врагу” que significa “o café da manhã come sozinho, o almoço divide com amigo, e o jantar dá ао inimigo”.

Café da manhã na Rússia geralmente é mais reforçado em comparado com o Brasil – ovos, cereais cozidos, vários tipos de panquecas, sanduíches e etc. Além de tomar café e chá.

Geralmente, almoço ocorre bem mais tarde do que no Brasil, mais ou menos as 14h00. Esta refeição é mais forte e inclui três pratos. Primeiro prato é sopa, segundo é carne ou peixe com acompanhamento (batata ou macarrão ou cereais cozidos) e salada. Por último, sobremesa com chá, suco ou “компот” (kampót – caldo de frutas). Diferente do Brasil, na Rússia não se toma muitos refrigerantes.

Entre almoço e janta tem uma refeição que se chama “полдник” (póldnik) uma espécie de lanche.

O jantar, geralmente acontece entre 19h00 e 20h00 e inclui somente segundo prato.

Evidentemente, as pessoas que trabalham não seguem estes horários por conta do cotidiano de suas vidas e por causa da grande influência do exterior. Mas em casa a refeição sempre acontece à mesa com toda família presente.

Já o pão, possui papel fundamental na alimentação Russa, em qualquer refeição do dia o pão está presente. Os russos gostam de escuridão e pão de centeio pesado.

Veja como as diferenças entre o modo de refeição dos Russos e dos Brasileiros são evidentes. Cabe ressaltar uma semelhança e talvez esta aproximidade não seja somente entre estas duas pátrias, seja mundial. O modo tradicional de alimentar-se dos povos nos dias de hoje está completamente fadado ao esquecimento, embora haja a preservação destes modos, o mundo do trabalho está corroendo estas tradicionais concepções.

Este problema crescente está presente em qualquer sociedade e os russos, aos poucos estão se acostumando a alimentos ocidentais, tais como, fast-food e refrigerantes e aos poucos estão abandonando alimentos mais saudáveis em favor dos snaks, refrigerantes e etc.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • JOÃO ANDRÉ DE VINCENZO

    O costume de saudar alguém fornecendo pão e sal separados aos visitantes, existe somente na Rússia e na Ucrânia, ou existe também em outros países de língua eslava (Polônia, Bulgária, República Tcheca, Eslováquia, Sérvia, etc. etc, )?

    • Pelo que eu conheço está tradição encontra-se somente na Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.

  • JOÃO ANDRÉ DE VINCENZO

    Conheço uma Gramática Português/Russo, muito antiga de 1961: “A LÍNGUA RUSSA – autora MARINA DOLENGA, editora Globo (não é a mesma que a atual Editora Globo. Conheço uma outra Russian Granmmar da Oxford. Existiria alguma outra, muito elementar, para um primeiro contato, ou seja, decorar o alfabeto cirílico, conjugar os verbos SER e HAVER >

    • Eu também conheço estes livros, mas acho que eles são escrito de maneira pesada e serão útil somente para aluno que estuda russo na Rússia mesmo. Infelizmente não conheço outros livros. Para meus aluno escrevo material e espero que no ano que vem publico primeiro livro. Por enquanto alguma coisa estou colocando na pagina de Gramática.

  • Ezio

    Gostaria que me enviasse, se possível, a receita do pão russo escuro ou tradicional. Obrigado.

  • Nelson Ribeiro de Oliveira

    É facil encontrar o nosso tradicional arroz e feijão na Rússia?

    • O arroz tem por que tem bastante gente da Asia. Você vai poder comprar feijão também.