Costumes do povo russo

Entrar na Casa Russa

Sempre que você entra na casa de alguém você deve tirar sapato, o dono da casa pode te oferecer um chinelo, mas mesmo se ele não tiver você não deve entrar de sapato. Os homens também precisam tirar chapéu ou boné.

Chapéu e Bonés

Os homens também precisam tirar os chapéus ao entrar na igreja. Neste caso as mulheres precisam cobrir as cabeças com lenços. Sem lenço não se pode entrar na igreja e por isso aqui Brasil nas igrejas ortodoxas às vezes deixam uma sacolinha com lenços na entrada no caso se algum visitante entrar ou se alguém se esqueceu de trazer o lenço.

Aperto de Mão

Quando está frio e todos usam as luvas e você for comprimentar alguém com um aperto de mão você precisa tirar a luva da mão direita. Antigamente está regra existia somente para os homens porque a luva feminina fazia parte dos trajes das mulheres. Na época soviética surgiu a seguinte frase “Eu não sou uma mulher, eu sou uma camarada” assim as mulheres para não se diferenciar com homens começaram seguir os costumes masculinos. Hoje em dia a mulher pode não tirar as luvas se quiser.

Lugares Reservados

Ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma regra comum de educação com que nem sempre é praticada aqui no Brasil.

Palavra “sim” em russo.

Gostei muito do que escreveu o Fabrício Yuri do blog Falando Russo – dizer “sim” em russo quer dizer “sim” e não quer dizer “veremos”. E mais uma coisa que é muito importante, a pontualidade, cinco minutos já é considerado como atraso. Geralmente ninguém espera mais do que 20 minutos.

Assobiar para Mulher Russa

Paquerando Mulheres Russas

Outra coisa que o Fabrício escreveu em seu blog – assoviar para as mulheres, em tom de galanteio está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que “só os cachorros respondem a assovios”. Gostaria de acrescentar que por mesmo motivo não se deve usar “psiu” e outros sons que os brasileiros estão acostumados de usar.

Visitar os Amigos

Quando os russos são convidados para casa de seus amigos há costume de se trazer uma garrafa de vodka, vinho ou conhaque. Se na casa tiver crianças é muito bom levar também algum doce ou brinquedinho. Mesmo se não puder trazer nada para os adultos para as crianças é obrigatório.

Mulheres Russas

Os homens dão flores para mulheres no aniversário e no Dia Internacional das Mulheres (dia 8 de março). Precisa saber que na Rússia sempre se dão flores no número ímpar porque no número par é usado somente em funerais ou cemitérios.

Nunca se deve dividir a conta de um restaurante ou de outro lugar com uma mulher mesma que ela seja somente sua amiga, e deixá-la pagar é praticamente um crime.

Sorriso Russo

No mundo europeu e americano geralmente pessoa sem sorriso no rosto passa uma certa sensação de desconforto e desconfiança. Porém na Rússia o homem de verdade precisa ser sério. Hoje na Rússia funcionam diversas empresas estrangeiras, e seus donos devem levar em conta que o diretor que sempre está sorrindo pode causar desconfiança e desprezo entre funcionários russos como uma pessoa inexperiente. O sorriso, por um lado, atrai o povo russo, mas, por outro – dá impressão de infantilidade e inocência. Mas isso não significa que o russo está bravo e não sabe sorrir, ou que lhe falte senso de humor. A Rússia é rica em variados tons de humor, como ironia, risos e sarcasmo.

Na Rússia, as pessoas têm comportamento diferente quando estão entre pessoas estranhas do que quando estão com familiares e amigos.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

 
Comentários sobre Costumes do povo russo

Sou escritor. Os meus personagens são russos. Por isso, tenho pesquisado alguma coisa sobre a cultura soviética. Seu blog foi útil. Obrigado!

Sempre bem vindo. Se tiver um artigo interessante eu publico com prazer.

boas dicas se cumpridas é bem educado

Muito bom este artigo, eu conheci uma russa pela internet, e dês de então estamos mantendo contato diariamente, ela tem apenas 17 anos, hoje enviei um presente pra ela de aniversario.
Gostaria de saber mais sobre a cultura e costumes deles.

Um meu amigo virtual Geraldo Löhrs não conseguiu colocar comentário e pediu eu postar impressão dele sobre Ucrânia. Então faço isso por ele.
“Estive na Ucrânia em Junho/2012 na região de Lugansk, leste da Ucrania. Em relação à alguns costumes, me senti perfeitamente à vontade. Por exemplo: Eu marquei vários compromissos com uma pessoa de lá. No primeiro dia pensei: Detesto atrasos e mulher sempre atrasa…Para minha surpresa ela estava linda e pontualmente na hora marcada. Em todos os outros 13 encontros a mesma coisa! Sempre que ela entrava no apartamento em que eu estava tirava os sapatos, aliás todos faziam isso. Comprei rosas sempre em número ímpar. Fui ao boliche, à restaurantes, ao Shopping, fiz muita caminhada nos parques. Percebi que as pessoas andando na rua são sisudas. Mas no calor da companhia de amigos se soltam e dão boas gargalhadas. Mas no geral falam baixo e são discretos. Sempre que eu sorri, recebi sorrisos de volta. Procurei ser amável e recebi amabilidade em troca. Tentei falar todo o Russo que eu sabia e notei que as pessoas tentam compreender. Tentei aprender a cultura local e jamais impor a minha. Fiz amizade com uma Babushka vizinha, que mesmo sem eu entender muita coisa, continuava a conversa, e dizia: Tebiá ne panimaio e dava um tapa carinhoso no meu peito. Acho que é um jeito carinhoso de se expressar das Babushkas. Vi alguns discretos beijos na boca de casais, nas praças e nos bares, mas ninguém tentando ser engolido como eu vejo no Brasil. Percebi que as demonstrações de afeto são um pouco reprimidas. Em minha opinião pessoal, com referência aos costumes, morar lá não seria nenhum sacrifício.”

Olá! Estive na Russia faz 3 semanas e descobri que lá são as mulheres que “chegam” nos homens. Claro que ocorre aquela troca de olhares e tal, mas elas é quem tomam a iniciativa. Mesmo assim não tem beijos e caricias em lugares publicos. Troquei apenas telefone com uma “Jenchina” lá, mas como era turista e não ia ficar mais na cidade, não liguei para ela mais. Mas minha amiga russa disse que não ia rolar nada rapido, pois eu deveria ainda sair com ela conversar muito, e ela é quem deveria tomar a iniciativa de tudo. Bem diferente do Brasil que em 5 minutos já estamos beijando e dependendo em 1 hora já estamos na cama! Acabou que em St. Petersburgo eu só fiquei com outras turistas de paises mais liberais, mas amei as russas, são as mais lindas do mundo! Voltarei ainda para aquele país lindo, e na proxima terei mais tempo e conquistarei, ou melhor, vou me deixar ser conquistado por uma “krassivaya jenchina”! Paka Paka

Uns dos meus maiores sonhos é visitar a Rússia, o país do ballet!!!
Gostei de saber mais sobre a cultura desse maravilhoso país!!!

Acendino Luiz Dagostin

Boa tarde, Snizhana. Sempre tive admiração pela Rússia e seu povo. Ainda nos tempos da URSS, era um ouvinte assíduo da Rádio Central de Moscou. Quantas correspondências escrevi… Admiro muito você, distante da sua Pátria, dando exemplos a nós brasileiros. Diga-me uma coisa: para aprender a língua portuguesa não deve ter sido fácil, não é? Com tantas regras, até mesmo nós encontramos dificuldades. Então, desejo muito sucesso ao seu trabalho.

Língua russa é difícil para brasileiros por que é totalmente diferente, mas se dedicando bem depois de um ano você vai conseguir senti-la naturalmente. Geralmente os alunos conseguem manter conversa sobre qualquer assunto cotidiano depois de um ano de estudo.

gostaria d aprender a lingua russa,e contactar com moças russas!obrigado

ola Snihana Maznova! me chamo Iran e pretendo me deslocar até Kovrov proximo ali da Capital e alguns temores em relação a minha permanência durante pelo menos 20 dias, conheci uma mulher daquela cidade, há 2 anos nos comunicamos apenas por e-mail´s atraves do ingles britanico. Quero aprender um pouco mais sobre a cultura, economia, sociedade em fim o dialeto russo para que eu não faça feio ao encontrar com ela. Se puder me orientar nessa questão desde já agredecido.

Olá Iran. Sobre este assunto você pode encontrar o tópico no Clube Eslavo no Facebook. Coloque a pergunta na página e eu coloco links com comentários prontos, alias dos brasileiros que foram viajar também.

Conheci uma mulher que mora na Russia, já nos falamos por telefone, ela arranha o português, mas consigo entende-lá. A gente pensa em ficar junto, mas ela deixou claro que não pretendem sair da Russia, eu até me prôpus a ir, mas eu teria dificuldades de arrumar um emprego lá? E a lingua apenas para conversação seria difícil aprender?

Um abraço!

Olá Jefferson. Normalmente os alunos fazendo uma aula por semana e se dedicando todo dia pelo menos por 15 minutos começam falar sobre assuntos cotidianos em 6 meses. Você pode solicitar maior informação por e-mail contato@cursorusso.com.br

Olá, gostaria de aprender mais sobre a cultura Russa em geral

Araços

Olá Flavio. Eu prometo que assim que tiver tempo escrevo mais alguma coisa. Ok? Quais assuntos te interessam mais?

Olá, gostaria de saber sobre as práticas anteriores de nascimento e grávides do povo Russo.

Bom dia! Muito bom o seu site! Eu quero aprender russo e poder visitar a Rússia se possível! Muito boas as informações passadas por você!

Olá Carlos. Já enviei para você informação sobre aulas de russo.

Será que vc poderia citar alguns provérbios, ditos populares, expressões sarcásticas e coisas do tipo? Ficaria eternamente agradecido. E se vc souber algum costume do povo russo natural de outras partes da Rússia mais afastada, lugares mais rurais, onde as pessoas são mais humildes? Com certeza devem ser diferentes dos russos que vivem na cidade. Existe algum hino (não Hino Nacional, digo alguma música que quase todo mundo sabe cantar) na Rússia? Quais são os tipos de lazer, os esportes mais populares, o que não pode faltar na geladeira e no prato de um russo, o vestuário, a forma de tratamento com uma pessoa mais velha difere do tratamento com alguém mais jovem, como os russos veem os brasileiros?????? Se vc pudesse responder pelo menos alguma dessas perguntas, ficaria muito grato.

Olá Douglas.
Tem bastante ditos, citações e provérbios russos. Um dia escrevo alguns. As vezes fica difícil para traduzir em outra idioma por que perde sentido e força.
Falando sobre lugares mais afastados das cidades é como qualquer povo do interior – aberto para visitas, mas com mais preconceitos sobre as coisas diferentes que não cabe no mundo deles. Nas casas tem tapetes nas paredes, todos tiram sapatos ao entrar, visitando alguém sempre levam vodca ou doce, não tomam banho todo dia na época de frio por que precisa trazer água e esquentar que nem sempre dá etc.
Tem muitas músicas que todos os russos conhecem bem melhor do que hino nacional. Você também deve saber Kalinka (Калинка), Katyusha (Катюша) ou Olhos negros (Очи чёрные).
Como lazer muitos russos gostam de passar tempo na natureza – fazer churrasco na floresta ou na beira do rio, pescar, caçar, escalar, acampar etc. Pode considerar isso também como esporte, mas a vodca sempre está presente entre os homens.
Na geladeira nunca pode faltar algum dos embutidos (linguiça, mortadela etc.), ovos, manteiga (não é margarina como no Brasil). Na mesa sempre tem pão em qualquer refeição do dia. Mais sobre isso você pode ler no artigo Refeição na Rússia.
Com certeza que o tratamento da pessoa mais jovem e mais velha é diferente. Nunca falam somente oi ou olá para pessoa desconhecida, mais velha ou mais alta no nível de hierarquia. Sempre cumprimentam com frase completa, tipo ‘bom dia’ etc.
Como os russos tratam brasileiros você pode perguntar brasileiros que já foram viajar. Entre no Face book no Clube Eslavo.

Olá. gostaria de saber se existe algum site onde posso conhecer mulheres russas que saibam se comunicar em portugues ou espanhol…vi muitos comentários sobre as russas e percebi que são mulheres apaixonantes

Porque os russos tem o costume de colocar tapetes na parede ?? ouvi sobre isto e não souberam me responder… e também não acho na internet !

Essa tradição trouxe da França provavelmente Pedro Primeiro. Na Rússia como no Brasil também existia um Pedro Primeiro. E ele gostava da França e até construiu São Petersburgo que chamam Versalhes russo. Mas na França essa costume tinha somente rei que colocava os tapetes nas paredes para decorar e esquentar dormitórios. Na Rússia essa costume entrou nas todas casas. Se sua cama está do lado da parede pode imaginar que no inverno é mais quente se encostar na tapete do que na pedra.

Deixe uma resposta sobre Costumes do povo russo