Costumes do povo russo

Entrar na Casa Russa

Sempre que você entra na casa de alguém você deve tirar sapato, o dono da casa pode te oferecer um chinelo, mas mesmo se ele não tiver você não deve entrar de sapato. Os homens também precisam tirar chapéu ou boné.

Chapéu e Bonés

Os homens também precisam tirar os chapéus ao entrar na igreja. Neste caso as mulheres precisam cobrir as cabeças com lenços. Sem lenço não se pode entrar na igreja e por isso aqui Brasil nas igrejas ortodoxas às vezes deixam uma sacolinha com lenços na entrada no caso se algum visitante entrar ou se alguém se esqueceu de trazer o lenço.

Aperto de Mão

Quando está frio e todos usam as luvas e você for comprimentar alguém com um aperto de mão você precisa tirar a luva da mão direita. Antigamente está regra existia somente para os homens porque a luva feminina fazia parte dos trajes das mulheres. Na época soviética surgiu a seguinte frase “Eu não sou uma mulher, eu sou uma camarada” assim as mulheres para não se diferenciar com homens começaram seguir os costumes masculinos. Hoje em dia a mulher pode não tirar as luvas se quiser.

Lugares Reservados

Ceder o acento aos idosos e mães com crianças de colo nos transportes públicos é uma regra comum de educação com que nem sempre é praticada aqui no Brasil.

Palavra “sim” em russo.

Gostei muito do que escreveu o Fabrício Yuri do blog Falando Russo – dizer “sim” em russo quer dizer “sim” e não quer dizer “veremos”. E mais uma coisa que é muito importante, a pontualidade, cinco minutos já é considerado como atraso. Geralmente ninguém espera mais do que 20 minutos.

Assobiar para Mulher Russa

Paquerando Mulheres Russas

Outra coisa que o Fabrício escreveu em seu blog – assoviar para as mulheres, em tom de galanteio está excluído do cotidiano russo. Isto é muito mal visto na Rússia, onde, inclusive, há um ditado popular que diz que “só os cachorros respondem a assovios”. Gostaria de acrescentar que por mesmo motivo não se deve usar “psiu” e outros sons que os brasileiros estão acostumados de usar.

Visitar os Amigos

Quando os russos são convidados para casa de seus amigos há costume de se trazer uma garrafa de vodka, vinho ou conhaque. Se na casa tiver crianças é muito bom levar também algum doce ou brinquedinho. Mesmo se não puder trazer nada para os adultos para as crianças é obrigatório.

Mulheres Russas

Os homens dão flores para mulheres no aniversário e no Dia Internacional das Mulheres (dia 8 de março). Precisa saber que na Rússia sempre se dão flores no número ímpar porque no número par é usado somente em funerais ou cemitérios.

Nunca se deve dividir a conta de um restaurante ou de outro lugar com uma mulher mesma que ela seja somente sua amiga, e deixá-la pagar é praticamente um crime.

Sorriso Russo

No mundo europeu e americano geralmente pessoa sem sorriso no rosto passa uma certa sensação de desconforto e desconfiança. Porém na Rússia o homem de verdade precisa ser sério. Hoje na Rússia funcionam diversas empresas estrangeiras, e seus donos devem levar em conta que o diretor que sempre está sorrindo pode causar desconfiança e desprezo entre funcionários russos como uma pessoa inexperiente. O sorriso, por um lado, atrai o povo russo, mas, por outro – dá impressão de infantilidade e inocência. Mas isso não significa que o russo está bravo e não sabe sorrir, ou que lhe falte senso de humor. A Rússia é rica em variados tons de humor, como ironia, risos e sarcasmo.

Na Rússia, as pessoas têm comportamento diferente quando estão entre pessoas estranhas do que quando estão com familiares e amigos.

Se você gostou deste artigo e gostaria de aprender mais sobre a cultura russa e seu idioma, você pode fazer nosso curso de russo

Snizhana Maznova
Snizhana Maznova

Estou no Brasil a partir de 2006 e sinceramente posso dizer que adoro esse país com sua cultura tão rica e povo tão simpático. Meu pai é russo e minha mãe ucraniana com raízes da Polônia e Grécia. Até terminar época soviética vivi viajando entre Rússia e Ucrânia e considero os dois países como minha pátria. Além ministrar cursos de idiomas, trabalho como tradutora de russo e ucraniano. Atuo também como intérprete em reuniões entre brasileiros e pessoas da Rússia e Ucrânia, na área turística e viagens de negócio, e assistência para estrangeiros na abertura de empresa no Brasil e pesquisa no mercado etc.

  • Roberto

    Sou grande admirador de Vladimir Putin. Tenho acompanhado o conflito na Síria e passei a ser leitor assíduo do site Sputniknews o que me deixou cada vez mais encantado com a Rússia. Me preocupo com a evangelização Rússia pois historicamente países cristãos são mais prósperos. O auge da prosperidade europeia e americana coincidem com seu fervor cristão. Não por acaso a Bíblia diz Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.

  • realmente os russos pra mim são os mais parecidos com a gente!

  • vick beatriz

    Quero ir para Norilsk

  • itamar

    Hehe, combinamos em ir a Peterhof com nossa amiga russa, chegamos 30 minutos atrasados (na verdade chegamos no horario certo mas no local errado)… e acabamos nem indo… detalhe que era a festa de enceramento da temporada …imagino que ela deve ter ficado muito zangada conosco! 🙁

  • ana karen

    Meu sonho é conhecer a Russia

  • Paulinha Cunha Miranda Bambini

    Estou fazendo um trabalho para minha filha de 7 anos da escola, e preciso saber como são as brincadeiras, como as crianças se vestem e como é o estudo das crianças na Rússia… Você pode me ajudar?

  • Deny Martins Pereira

    precioso esse texto !!!! queria saber se e permitido visitas as igrejas e como devemos nos comportar e o que jamais deve se fazer em uma igreja ortodoxica ?

    • Mais importante lembrar que as mulheres devem entrar com a cabeça coberta com lenço e de saia e os homens entram com a cabeça não coberta. Desligar som do celular. Não pode ficar de costas para altar e subir nele. Quando entramos fizemos cruz ortodoxo que é de direita para esquerda e abaixamos cabeça.